Afinal, quanto custa para fazer um inventário de ativos para uma empresa?
Afinal, quanto custa para fazer um inventário de ativos para uma empresa?
Você sabe quanto custa cada bem que tem em sua empresa? Fazer um inventário de ativos é necessário em qualquer negócio, afinal de contas é por meio dele que é determinado qual o valor da empresa perante o mercado.
Porém, fazer o inventário não é tarefa simples. Vários fatores precisam ser considerados durante o processo, como depreciação dos bens, levantamento completo e controle rígido. E neste caso, terceirizar tal serviço é uma excelente opção para quem deseja otimizar o processo e saber o valor de tudo que pertence à empresa.
Para saber mais sobre o tema, e quanto custa para fazer um inventário de ativos para uma empresa, preparamos este artigo. Confira agora mesmo!
O que é um inventário de ativos?
Antes de falarmos sobre custos, vamos explicar melhor o que é um inventário de ativos. Ele é a forma como uma organização lista e fornece detalhes dos ativos que possui. Isso pode abranger uma gama de diferentes tipos de ativos, desde fixos tangíveis, como propriedades e equipamentos, até ativos intangíveis, como propriedade intelectual.
A gestão de ativos é a forma como a organização monitora os ativos que possui para rastrear e analisar questões como localização física, requisitos de manutenção, depreciação, desempenho e eventual descarte do ativo.
Implementar uma maneira robusta de gerenciar seu ativo imobilizado é uma parte crítica dos processos de contabilidade da sua empresa. Também ajuda a garantir que o negócio tenha uma compreensão clara dos ativos que possui e que eles sejam utilizados da maneira mais eficiente e econômica.
E qual a importância de um inventário de ativos?
Seus ativos são vitais para o sucesso do seu negócio. Quer você possua bens, equipamentos, máquinas ou frotas, sua empresa tem muitos investimentos para acompanhar a qualquer momento.
Perder o controle de qualquer um desses ativos pode custar muito caro. Quando você mantém um inventário de ativos, está protegendo seus investimentos de danos e da hipótese de serem perdidos.
Embora possa parecer difícil perder um grande investimento, isso acontece com mais frequência do que você pensa. Na maioria das vezes, esses investimentos não são realmente perdidos, mas simplesmente somem.
Quando as empresas não têm um sistema para rastrear os ativos, é fácil que itens individuais escapem de controle. Se você não usar esses ativos regularmente, um funcionário pode colocá-los em um local não intuitivo, dificultando sua localização mais tarde.
No entanto, manter um inventário de seus ativos ajudará a evitar esse problema. Ter um banco de dados central cheio de informações sobre seus equipamentos, ferramentas e investimentos pode ajudá-lo a controlar a localização dos ativos em tempo real.
Esse tipo de banco de dados também pode ajudá-lo a rastrear o ciclo de vida do ativo, registros de manutenção e ordens de serviço. Essas informações ajudarão sua empresa a tomar decisões mais informadas quando chegar a hora de investir em novos ativos.
Um inventário de ativos também ajudará sua empresa a aumentar o ROI (retorno sobre o investimento) geral. Ser capaz de localizar um ativo rapidamente o torna mais equipado para fazer o trabalho que traz dinheiro diretamente. Mais tempo gasto em tarefas que geram dinheiro significa que sua empresa gera um lucro geral maior. Você e seus funcionários podem se beneficiar dessa sorte inesperada.
Quanto custa fazer um inventário de ativos?
Você sabe que precisa manter o controle de seu valioso equipamento comercial — mas a que preço? Quanto custa um inventário de ativos? Os custos variam bastante, já que diversos fatores precisam ser considerados, tais como:
- quantas unidades a empresa possui
- como está o nível de organização
- será preciso localizar os ativos ou eles já estão cadastrados
- quantos itens existem em cada unidade da empresa
Estes, entre outros, são alguns dos fatores que são considerados na hora de precificar um inventário de ativos. Além disso, são avaliados os estados de conservação dos bens, sua depreciação em relação ao mercado, em um trabalho que demanda tempo e conhecimento.
E neste aspecto, como já mencionamos, a terceirização do inventário de ativos é uma excelente opção. Ao transferir essa responsabilidade para uma empresa que tenha experiência na área, você ganha tempo e a certeza que o inventário será realizado de forma correta.
A RRK Soluções Patrimoniais é uma empresa com experiência e todo o conhecimento necessário para a realização desse tipo de trabalho. Com quase 25 anos de mercado, ela conta com uma equipe especializada na realização de inventários de ativos, permitindo que você tenha certeza do seu patrimônio.
Por isso, se você precisa fazer um inventário de ativos para a sua empresa, entre em contato com nossa equipe e veja que o trabalho pode ser mais fácil e barato do que você imagina. Estamos aqui prontos para lhe ajudar!
Deixe um comentário