Avaliação de ativos para desmobilização de imóveis
Avaliação de ativos para desmobilização de imóveis
O processo de avaliação de ativos para desmobilização de imóveis não é simples. Afinal de contas, qualquer erro nessa etapa pode representar sérios prejuízos ao gestor.
A desmobilização de imóveis em geral ocorre quando um terreno ou prédio já não apresenta mais utilidade à empresa. Ou então ela precisa se desfazer do ativo para incrementar o caixa da sua empresa.
Abaixo, preparamos um artigo em que explicamos mais detalhadamente como ocorre o processo, e qual a melhor forma de ter sempre o melhor resultado ao final. Confira!
O que é a desmobilização de ativos?
A desmobilização de ativos é um termo que indica a venda desses ativos. Ou seja, ela ocorre quando uma empresa se desfaz de bens que são considerados ativos no negócio, e que estavam sob sua propriedade e gestão.
Em geral, é feito quando a empresa enfrenta algum problema interno financeiro e para evitar buscar financiamentos, acaba vendendo alguns bens como forma de levantar capital. Também é feito quando as empresas renovam suas máquinas e equipamentos, e precisam de espaço para abrigar as novas aquisições.
Nesse caso, os bens que não serão mais utilizados, são vendidos e tornam-se uma fonte de lucro para a empresa. Mas para fazer a venda, é necessário antes de tudo fazer uma avaliação de ativos, para determinar qual o preço justo de venda do bem.
Como acontece a avaliação de ativo?
A avaliação de ativos tem como objetivo adequar o valor dos bens à realidade do mercado. Essa também objetiva ajustar sua vida útil e confirmar se os mesmos não estão contabilizados com valor superior ao valor recuperável.
Mas para se chegar ao valor do ativo, é necessário considerar várias variantes, como estado de conservação do bem (se for uma máquina ou equipamento), localização (em caso de imóveis), capacidade produtiva, frequência de manutenções, entre vários outros.
Nesse sentido, é de fundamental importância que a avaliação de ativos seja feita por uma equipe multiprofissional, e preferencialmente registrados na CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).
É necessário ainda atender às exigências da NBR 14.653 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para realizar a avaliação de ativos minuciosamente, a fim de evitar enganos.
Leia também::: Como funciona o controle de bens patrimoniais da empresa?
Importância para as empresas
Como é possível perceber, a avaliação de ativos para desmobilização de imóveis é um trabalho bastante complexo e que requer conhecimento de mercado, de avaliação imobiliária, entre outros fatores.
Isso permitirá que a avaliação seja feita da forma mais assertiva possível e a desmobilização de imóveis seja realmente economicamente viável para a empresa. Afinal de contas, não se trata de apenas vender um terreno ou um galpão, é necessário tirar o investimento inicial e, melhor ainda, se for possível ter certo lucro sobre a venda.
Nesse sentido, uma avaliação bem conduzida permite que o gestor tenha certeza que o preço de venda do ativo é realmente interessante, e que ele não terá prejuízos com o negócio. É necessário ainda considerar que, quanto melhor for conduzido o estudo, mais credibilidade e fé pública haverá perante os interessados pelo imóvel.
Conte com uma empresa especializada
Para a realização de uma avaliação de ativos e ou para sua empresa, conte com a RRK Soluções Patrimoniais. Somos especialistas em avaliação de ativos, formada por uma equipe altamente qualificada.
Além disso, a RRK emite laudos segundo as diretrizes da ABNT, IBAPE, IBRACON, CVM, IRB, FINEP, SEC, IFRS, IAS, FASB, SARBANES-OXLEY, US GAAP, APB e BNDES, permitindo que tudo possa ser inventariado e anexado aos processos legais de sua empresa, como o Balanço Patrimonial.
Por isso, se precisa de uma empresa séria para a avaliação de ativos para desmobilização de imóveis, conte com a RRK Soluções Patrimoniais. Entre em contato agora mesmo e veja como podemos lhe ajudar.
Deixe um comentário