Avaliação dos ativos e passivos: Como funciona?
Avaliação dos ativos e passivos: Como funciona?
O que vem à sua mente quando pensa em uma empresa típica? Bem, uma empresa pode ser simplesmente explicada como a venda de alguns produtos ou serviços com o objetivo de obter lucro.
Porém, entender sobre avaliação dos ativos e passivos é outra parte bastante importante para qualquer negócio.
Ativos para uma empresa são aqueles recursos que ajudam uma empresa a realizar suas operações. Para entender qualquer negócio e finanças em geral, você precisa entender os ativos e passivos.
No artigo abaixo explicamos suas diferenças, e como funciona sua avaliação. Boa leitura!
O que são ativos?
Ativos são recursos que fornecem benefícios econômicos futuros para uma empresa. Os ativos podem ser edifícios, máquinas, móveis, estoque, dinheiro, entre outros.
Uma empresa usa esses ativos para realizar suas operações diárias. Embora esses ativos sejam tangíveis e visíveis, existem outros aspectos dos negócios que são imensamente importantes para o desempenho de um negócio.
A boa vontade ou marca de uma empresa determina o quão bem um produto ou serviço é vendido. Uma empresa com uma grande marca vende muito mais do que produtos rivais.
Mas, na contabilidade típica, esses ativos não são relatados, exceto quando adquiridos de fora por um determinado preço. Mesmo os funcionários ou a cultura de trabalho podem ser um grande trunfo para uma empresa, mas, novamente, eles não são avaliados em números e relatados.
O que são passivos?
Passivos são obrigações de uma empresa, e espera-se que a liquidação resulte em uma saída de recursos econômicos. São empréstimos de curto ou longo prazo, contas a pagar, empréstimos tomados, emissões de debêntures, entre outros.
Com base no prazo de liquidação, os passivos são classificados como não circulantes e circulantes.
Os passivos que não precisam ser liquidados dentro do ciclo operacional corrente (em 12 meses) são chamados de passivos não circulantes.
Por sua vez, os passivos que devem ser liquidados dentro do ciclo operacional corrente (dentro de 12 meses) são chamados de passivos circulantes.
Leia também::: Ajuste de avaliação patrimonial: como funciona?
Ativos e passivos: principais diferenças
Ativos e passivos são os dois lados de um negócio. Se seguirmos a equação contábil que diz: Ativo = Patrimônio Líquido + Passivo.
Para o funcionamento de uma empresa, são necessários ativos, que são financiados por capital trazido pelos acionistas ou por empréstimos de terceiros. Esses empréstimos são passivos, que devem ser liquidados em algum momento.
Como os ativos e passivos são componentes vitais para garantir a lucratividade e a sustentabilidade de um empreendimento comercial, os empreendedores devem descobrir como gerenciá-los com eficácia. No entanto, para fazer o mesmo, deve-se identificar a relação entre ativos e passivos em geral.
Normalmente, um ajuste fino entre a proporção dos ativos e passivos totais é uma necessidade para manter a lucratividade de uma empresa. Além disso, ajuda a analisar a capacidade da empresa de gerenciar seus passivos externos e internos, bem como a rapidez com que pode converter ativos em equivalentes de caixa.
Ativos e passivos também ajudam a calcular o índice de liquidez de um determinado empreendimento. Ele ajuda diretamente a analisar a eficácia de uma empresa para converter ativos em dinheiro ou equivalente a dinheiro prontamente.
Pode-se identificá-lo convenientemente levando em consideração índices financeiros específicos que também tendem a destacar a relação entre os dois componentes.
Uma empresa com maior proporção de ativos para passivos tende a significar maior liquidez. Por sua vez, indica que o empreendimento em questão tem lucros e está prosperando na situação prevalecente.
Patrimônio líquido
Por outro lado, os ativos e passivos desempenham um papel fundamental quando se trata de calcular o valor do capital existente ou patrimônio líquido. O referido valor é obtido calculando a diferença entre o ativo total e o passivo total em um dado momento. O mesmo pode ser expresso como:
- Patrimônio líquido = Total de ativos – Total de passivos
Assim, pode-se dizer que os ativos e passivos de uma empresa são vitais para aferir sua liquidez, capacidade de pagamento de dívidas e lucratividade.
Isso, por sua vez, torna vital para os investidores potenciais reunir informações substanciais sobre a lista de ativos e passivos detidos por uma referida empresa antes de investir nela.
Leia também::: Como fazer uma boa gestão de ativos?
Mantenha seu balanço em dia
Agora que você entendeu como funciona a avaliação dos ativos e passivos, saiba que essa é uma medida que deve ser feita de forma recorrente em sua empresa, como forma de garantir que seu Balanço Patrimonial esteja correto.
Aqui na RRK Soluções Patrimoniais temos uma equipe especialista em avaliação de ativos e passivos de empresas, garantindo que os valores corretos sejam lançados.
Portanto, caso você precise de avaliação dos ativos e passivos, entre em contato com a RRK.
Deixe um comentário