Como avaliar ativos intangíveis?
Como avaliar ativos intangíveis?
Nos primórdios da contabilidade, a grande maioria dos ativos de uma empresa podia ser sentida com as mãos. Mas hoje, muitos se perguntam como avaliar ativos intangíveis?
O avanço das novas tecnologias fez com que cada vez mais as empresas precisassem agregar valor aos ativos intangíveis, principalmente devido ao número de transações que ocorrem nas quais estão incluídos.
Por isso, preparamos o artigo abaixo, no qual explicamos como avaliar ativos intangíveis no seu negócio. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que são ativos intangíveis?
Ativos intangíveis são aqueles recursos de propriedade de uma entidade que podem gerar benefícios tangíveis, mas não podem ser percebidos fisicamente. Como o próprio nome indica, eles têm uma natureza imaterial.
Propriedade intelectual corporativa, patentes, marcas registradas, direitos autorais e metodologias de negócios são alguns dos exemplos mais populares de ativos intangíveis.
Todos eles têm a capacidade de gerar benefícios econômicos futuros por meio de diversas operações.
Tipos de ativos intangíveis
No mundo financeiro, podemos diferenciar dois tipos de ativos intangíveis que separamos por itens na contabilidade:
- Despesas diferidas: são os ativos intangíveis que representam a utilização de serviços ou o consumo de bens, mas dos quais se espera obter receitas no futuro. Em nossa demonstração de resultados, os tratamos como uma despesa diferida até que gerem receita no ano seguinte. Um exemplo de ativo intangível que é uma despesa diferida é o perfil ativo de uma empresa no Instagram.
- Direitos ou privilégios: são aqueles bens incorpóreos que representam um direito ou privilégio para a empresa. Estes podem reduzir os custos de produção, melhorar a qualidade do nosso produto ou serviço e promover a sua venda. Os direitos autorais de um livro ou o registro de qualquer marca são exemplos claros de ativos intangíveis desse tipo.
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Como é feita a avaliação dos ativos intangíveis?
A valoração de ativos intangíveis não é tão simples quanto a dos ativos tangíveis de uma empresa, porém, também encontramos situações em que precisamos atribuir um valor ou preço a eles.
Como é proposto em qualquer consultoria tributária, nos processos de compra e venda de empresas que possuem esse tipo de ativo, é necessário conhecer as formas de avaliação.
Para calcular o valor desses ativos e, portanto, da empresa como um todo, existem vários métodos que podemos usar:
Avaliação por custo de desenvolvimento
Este método é muito útil quando se trata de licenças de tecnologia. Na valorização do ativo intangível são tidos em conta os custos associados à invenção, desenvolvimento, proteção e comercialização da tecnologia.
O preço final do ativo intangível é resultado de uma negociação entre o incorporador do ativo e o comprador. Nesse processo, o incorporador coloca na mesa o valor que gostaria de obter com a venda e o comprador pode alegar erros ou gastos que agregaram pouco valor ao ativo intangível.
Avaliação por estimativa de renda futura
Fazer uma estimativa do rendimento que o ativo intangível vai gerar é outro exercício que podemos fazer para a sua valorização. Esta estimativa deve ser feita o mais detalhadamente possível.
Uma vez obtido um valor, calcula-se 25% da estimativa e o valor resultante é o valor do nosso ativo intangível. Esse percentual é resultado de uma distribuição de renda futura que é feita entre diferentes agentes.
Um deles é o desenvolvedor da tecnologia em questão, por exemplo, a quem o referido percentual é concedido.
Modelo de avaliação comparativa
Este método baseia-se na análise comparativa de compras e vendas recentes de ativos intangíveis semelhantes aos nossos. Se quisermos aplicar o modelo de avaliação comparativa, obviamente, deve haver um número relevante de operações a serem observadas e, mesmo assim, devemos levar em conta que se trata de uma aproximação.
Para que essa aproximação seja o mais confiável possível, é importante estar bem informado sobre as transações que vamos comparar.
Avaliação por geração de valor para o comprador
Finalmente, podemos avaliar um ativo intangível calculando o benefício que um comprador obteria com sua aquisição. Por exemplo, pode significar um valor extra para ele porque ele consegue algo que não teria sem aquele bem intangível.
Também é preciso avaliar como ele impede que seus concorrentes tenham algo semelhante em sua propriedade, como é o caso das patentes.
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Avalie seus ativos intangíveis
Você possui ativos intangíveis em sua empresa? Você precisa precificá-los? Se, conhecendo estes métodos de avaliação, não sabe como o fazer, lembre-se que na RRK Soluções Patrimoniais tem à sua disposição profissionais especializados que irão definir um preço correto para os seus ativos, seja qual for a sua natureza.
Por fim, esperamos que tenha compreendido como avaliar ativos intangíveis e, para contar com a equipe da RRK na sua empresa, clique aqui e já converse com nossos consultores!
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