Como avaliar uma empresa prestadora de serviços?

Como avaliar uma empresa prestadora de serviços?

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Avaliação de Empresas

Se você está pensando em investir em um negócio ou vender o seu, é útil saber como avaliar uma empresa prestadora de serviços. Isso permite que você invista, ou ganhe, o dinheiro de forma justa e sem perdas.

 

O valor de mercado de uma empresa prestadora de serviços representa as expectativas do investidor em relação aos ganhos futuros da empresa. Infelizmente, um negócio inteiro não pode ser avaliado tão facilmente quanto um ativo menor e mais líquido, como uma ação. No entanto, existem várias maneiras de calcular o valor de mercado de uma empresa que podem representar com precisão o verdadeiro valor do negócio. 

 

Alguns dos métodos mais simples discutidos aqui envolvem considerar a capitalização de mercado da empresa, analisar empresas comparáveis ​​ou usar multiplicadores de toda a indústria para determinar o valor de mercado. Confira como no artigo abaixo.

 

Calcule o valor contábil do seu negócio

Pense no valor contábil de sua empresa como seu patrimônio líquido. Se você vendesse seus ativos para pagar dívidas ou passivos, o que sobraria? 

 

Tecnicamente, o valor contábil de sua empresa é calculado somando todo o valor contábil de seus ativos (como dinheiro, equipamentos, veículos e edifícios, para citar alguns) e subtraindo quaisquer passivos (saldos devidos em empréstimos ou qualquer outro dinheiro devido a alguém) e ativos intangíveis (como fundo de comércio e valor de patente). Isso deixará você com um valor contábil para o seu negócio.

 

O valor contábil não leva em consideração coisas como lucros futuros ou ativos intangíveis. Isso significa que quase sempre retornará o valor mais baixo entre as várias técnicas de avaliação.

 

Determine o valor de mercado de sua empresa

Ao contrário de seu valor contábil, o valor de mercado de uma empresa prestadora de serviços depende de como os investidores percebem a empresa. É definido como o preço pelo qual uma empresa venderia no mercado aberto, assumindo que o vendedor e o comprador estão cientes de todos os fatos relevantes e agem em seu próprio interesse. 

 

O valor de mercado pode ser calculado para empresas usando premissas de avaliação e empresas comparáveis. Para qualquer empresa, você pode estimar um valor de mercado de maneira semelhante a como os corretores de imóveis avaliam as casas, examinando empresas semelhantes que foram vendidas recentemente. Procure empresas semelhantes em tamanho e setor à sua que foram vendidas recentemente e use esses preços como uma estimativa para avaliar sua própria empresa.

 

As empresas também podem ser avaliadas por meio de múltiplos. Essencialmente, eles multiplicam uma métrica de negócios por um múltiplo da média do setor para determinar uma avaliação. Por exemplo, um setor pode ter uma avaliação média de 20x o lucro, o que significa que as empresas desse setor podem ser estimadas em 20x seu lucro naquele ano.

 

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Avalie o valor usando fluxos de caixa

Os profissionais de finanças usam um método chamado análise de fluxo de caixa livre descontado para avaliar empresas e outros investimentos. Este método envolve a projeção do fluxo de renda do negócio em um período futuro (geralmente pelo menos alguns anos). 

 

Este valor é ajustado (descontado) com base no risco de queda da receita. Em seguida, um valor comercial “residual” ou “terminal” é atribuído com base no que se espera que o negócio valha no final do período de projeção. Por fim, o cálculo do desconto incorpora todas essas informações para determinar o “valor presente” do negócio, ou o que ele vale hoje. 

 

Nem é preciso dizer que esse método é extremamente complicado e pode resultar em uma grande variedade de variações para sua empresa. A menos que você seja um profissional financeiro, pode ser melhor contratar uma empresa de consultoria para fazer esse tipo de avaliação para você.

 

Analise ativos intangíveis

Ao contrário da propriedade ou do dinheiro, os ativos intangíveis são aqueles pertencentes a uma empresa que não podem ser tocados fisicamente. Ou seja, agregam valor à empresa sem contribuir fisicamente com as vendas. 

 

Ativos intangíveis incluem coisas como propriedade intelectual (incluindo direitos autorais e marcas registradas), goodwill (um termo contábil usado para um prêmio na compra de uma empresa) e reconhecimento de marca. Isso pode contribuir significativamente para o valor de um negócio.

 

Embora os ativos intangíveis às vezes possam ser mantidos em um balanço patrimonial, como no caso do ágio, a maioria é o resultado de um julgamento contábil. Isso significa que você pode ser criativo e defender o reconhecimento da marca da sua empresa ou o valor da propriedade intelectual. Considere apoiar seu argumento com dados de mercado ou o valor de intangíveis semelhantes em outras empresas.

 

Análise a rentabilidade do seu negócio

A primeira e mais óbvia etapa na avaliação do desempenho de sua empresa é determinar o quão lucrativa ela é. Essas informações devem estar prontamente disponíveis em suas declarações de renda do ano anterior e dos anos anteriores. 

 

Os números que você deseja examinar em sua demonstração de resultados dependerão de como você está avaliando seu negócio. A métrica mais comum usada para avaliar a lucratividade é o lucro líquido, também conhecido como resultado financeiro. Isso representa seu lucro real, após a depreciação, despesas com juros e impostos. 

 

Você também pode avaliar outros tipos de eficiência e lucratividade examinando diferentes partes da demonstração de resultados. Por exemplo, você pode encontrar a eficiência da prestação de serviços dividindo sua receita pelo custo dos serviços prestados. Isso permite que você saiba o quão bem você está convertendo custos em receita.

 

Outro valor que o profissional de finanças usa para determinar a lucratividade é o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA). Esta é a receita líquida com juros, impostos, depreciação e despesas de amortização adicionadas. Esta é uma maneira simples de medir o desempenho operacional de uma empresa sem ter que levar em consideração decisões financeiras e contábeis ou comparar empresas em ambientes fiscais diferentes. 

 

Avalie o crescimento passado e futuro da sua empresa

Para ter uma noção de onde sua empresa pode estar indo, observe o crescimento das receitas e do lucro nos últimos anos. Suas receitas cresceram de forma consistente? Seus lucros estão crescendo com eles ou estão estagnados? Se um dos dois não estiver crescendo, isso pode ser um sinal de que seu marketing está falhando ou que suas despesas estão aumentando. 

 

Qualquer um deles deve ser motivo de preocupação e justificar uma investigação das práticas comerciais para que uma alteração possa ser feita. Você também deve analisar as tendências do mercado para tentar descobrir como a economia afeta e afetará o desempenho da sua empresa nos próximos anos.

 

Dessa forma, será possível saber avaliar uma empresa prestadora de serviços. Porém, como fica claro, o processo nem sempre é simples e diversas variáveis precisam ser consideradas. Uma decisão bastante acertada seria a terceirização do serviço de avaliação de empresa.

 

Para isso, uma equipe profissional e com a expertise do mercado analisa diversos indicadores para determinar o valor de uma prestadora de serviços. Importante lembrar que isso inclui ainda uma auditoria completa, com o objetivo de realizar um inventário de ativos.

 

Aqui na RRK Soluções Patrimoniais temos uma equipe que pode fazer a melhor avaliação de mercado de uma empresa prestadora de serviços. Nossos profissionais são especialistas na área.

 

Portanto, se você deseja saber como avaliar uma empresa prestadora de serviços, entre em contato com a RRK e veja como nossos técnicos poderão lhe ajudar nesse processo. 

 

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