Como fazer a avaliação de ativos de classes e tipos diferentes?

Como fazer a avaliação de ativos de classes e tipos diferentes?

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Por mais que os empreendedores desejam apenas equilibrar suas receitas e despesas, há muitos motivos para as empresas realizarem sua avaliação de ativos. 

Para entender a avaliação do seu negócio, você precisa determinar o valor de todos os seus ativos – coisas como o valor justo de mercado das ações da empresa, ativos fixos como edifícios ou equipamentos e ativos intangíveis, como marca ou listas de clientes.

Uma vez determinado o valor patrimonial líquido de todas essas coisas, uma empresa pode conhecer seu patrimônio líquido subtraindo todos os seus passivos do valor presente de todos os seus ativos.

Conhecer a avaliação do seu negócio pode ajudá-lo a tomar decisões importantes sobre:

  • Compra e venda de ações da empresa
  • Saber o preço de compra certo para uma empresa que você espera adquirir
  • Solicitação de empréstimos, financiamentos e seguros
  • Cálculos de impostos sobre ativos como propriedades

Para explicar de forma detalhada como fazer a avaliação de ativos de classes e tipos diferentes, preparamos o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!

Diferentes métodos de avaliação de ativos

Existem dois eixos principais para se pensar a avaliação de negócios baseada em ativos. A primeira é a metodologia de avaliação de ativos e a segunda é o tipo de ativo que você está tentando avaliar.

Existem muitas metodologias diferentes, mas as mais comuns são a abordagem de custo, a abordagem de mercado e a abordagem de receita. 

A abordagem de custo considera quanto investimento foi necessário para construir o ativo em questão – ou quanto custaria para substituí-lo. A abordagem de mercado usa o valor justo de mercado atual do ativo. Por fim, uma metodologia baseada em receita prevê a capacidade do ativo de trazer dinheiro para o seu negócio.

Cada uma dessas metodologias pode ser aplicada a muitos tipos diferentes de ativos. Mas algumas metodologias são mais apropriadas para certos tipos de ativos do que para outros. Quando se trata de avaliação de negócios, existem três tipos principais de ativos: 

  • ativos fixos
  • ativos intangíveis 
  • ações

Abaixo está um conjunto de explicações de muitos tipos diferentes de ativos e como aplicar vários métodos de avaliação de negócios a eles.

Método de avaliação de ativos fixos

Os ativos fixos são ativos tangíveis e isso significa que sua qualidade pode diminuir com o tempo. O telhado de um prédio de fábrica pode começar a ceder ou um carro da empresa pode desenvolver problemas de motor. Com este tipo de desgaste vem uma diminuição do seu valor de mercado.

É importante para as empresas contabilizar a depreciação. A avaliação de ativos fixos é um método de refletir com precisão esses bens no balanço. Existem vários tipos diferentes de métodos de avaliação de ativos fixos:

Método de custo

O método de custo é a forma mais simples de avaliação. Usando o método de custo de avaliação de ativos, eles são avaliados com base no custo de aquisição. O avaliador não precisa fazer nenhum dos cálculos para chegar a esse valor, e o valor atual do bem é o seu valor ao preço de compra.

Método de valor de mercado

A avaliação pelo método do valor de mercado utiliza o preço de mercado — ou seu preço projetado — do ativo caso ele esteja disponível no mercado aberto.

Método baseado em valor

Este é um método pelo qual um ativo é avaliado considerando sua capacidade de gerar um fluxo de caixa.

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Avaliação de Ativos Intangíveis

Alguns ativos não são objetos concretos, como prédios ou equipamentos, e isso os torna mais difíceis de avaliar. Exemplos de ativos intangíveis incluem patentes, relacionamento com clientes e reconhecimento de marca.

Embora seja difícil chegar a um valor exato para esses tipos de ativos, não há dúvida de que eles têm valor comercial legítimo e, portanto, são um fator importante na determinação da avaliação do negócio. 

A avaliação de ativos intangíveis pode ser determinada usando uma abordagem de mercado, uma abordagem de receita ou uma abordagem de custo.

Método de valor de mercado

Usando a abordagem de mercado, você pode avaliar seus ativos intangíveis com base no que outras empresas pagaram por um ativo semelhante. Por exemplo, se uma empresa não tem certeza de como avaliar suas listas de clientes, mas sabe que outra empresa acabou de comprar uma lista de tamanho semelhante por uma certa quantia em dinheiro, ela pode usar esse valor como evidência de seu valor de mercado.

Método de Renda

A abordagem de renda avalia um ativo com base no fluxo de caixa que ele provavelmente trará para o negócio ao longo do tempo. Essencialmente, este método assume que o valor presente do ativo é o valor de sua renda futura.

Método de custo

Finalmente, a abordagem de custo para avaliação de ativos intangíveis é quando as empresas usam o custo de reconstrução ou substituição do ativo em consideração. Por exemplo, se o ativo for o reconhecimento de sua marca, você teria que contabilizar quanto custaria para recriar esse nível de reconhecimento no mercado – incluindo tudo, desde design gráfico até veiculações de anúncios e sucessos de imprensa favoráveis.

Método de avaliação de ações

As ações são um tipo de ativo que não é avaliado como ativo fixo ou ativo intangível. Ao contrário de um carro da empresa, você não pode simplesmente chutar os pneus e inspecionar o motor sob o capô. E, ao contrário do valor de sua marca, você não pode esperar que as pessoas reconheçam seu valor apenas porque estão familiarizadas com seu logotipo.

No entanto, existem algumas maneiras de determinar o valor das ações da sua empresa que são semelhantes a outros métodos de avaliação baseados em ativos.

Modelo de Dividendo Descontado

Essa abordagem desconta os dividendos futuros de uma ação ao seu valor presente para calcular o preço da ação.

Modelo de fluxo de caixa descontado

Semelhante ao método de renda, o modelo de fluxo de caixa descontado projeta o fluxo de caixa futuro da ação (as projeções geralmente duram cerca de cinco anos) e depois desconta essa projeção usando o custo médio ponderado de capital. Dessa forma, uma empresa pode usar o valor presente dos fluxos de caixa futuros projetados para determinar o preço das ações.

Avaliação comparável

Este é o mais direto dos métodos de avaliação de ações – embora exija algumas equações. A parte fácil vem do fato de que você pode simplesmente se referir ao que as empresas semelhantes fizeram. Ao referenciar os índices de avaliação de vários de seus pares (mais comumente o índice preço/lucro, o índice preço/livro ou o índice preço/fluxo de caixa), você será capaz de determinar o valor de seu próprio estoque.

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Qual a melhor solução para sua empresa?

Conseguiu entender como fazer a avaliação de ativos de classes e tipos diferentes? Como fica claro, cada uma tem uma abordagem diferente e que considera diversos aspectos para se chegar ao valor final.

Ou seja, mais que um mero “chute”, é feita uma ampla pesquisa de mercado para se determinar o preço exato de cada ativo, seja ele tangível, intangível ou mesmo de ações. 

Por isso, ter uma equipe profissional ao seu lado para a avaliação de ativos das mais diferentes classes e tipos é fundamental. E aqui na RRK Soluções Patrimoniais contamos com uma equipe altamente qualificada e pronta para fazer a avaliação da sua empresa.

Esperamos que tenha compreendido a importância da avaliação de ativos e como determinar diferentes valores para diferentes ativos. E para contar com a RRK na sua empresa, clique aqui, conheça nossa solução e já converse com nossos consultores!

 

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