Como funciona o Laudo de Avaliação de Imóvel?
Como funciona o Laudo de Avaliação de Imóvel?
Em alguns momentos, em particular na comercialização de imóveis, é necessário determinar o valor real do bem. Nesse caso, é feito um laudo de avaliação de imóvel.
Por seguir os critérios da ABNT, o Sistema CONFEA-CREA e as Diretrizes IBAPE, o laudo de avaliação de imóveis serve como um documento comprobatório fundamental para assegurar uma boa negociação e dar o veredito final.
Entre alguns critérios utilizados na avaliação temos:
- Localização
- Acabamento
- Documentação
- Atividades básicas
- Revestimento
- Pintura
- Fachada
- Elétrica e hidráulica
- Forros e telhados
- Vidros
Embora seja utilizado principalmente para a venda ou compra de bens imóveis, o relatório pode ser servir para garantir a transação e o justo estabelecimento dos valores reais do patrimônio.
Logo, encontram-se entre suas principais finalidades:
- Ação judicial: quando é necessária a revisão de aluguel ou em casos de inventários, reintegração de posse, etc.
- Gestão patrimonial: para atender obrigações fiscais em casos de fusão, dissolução societária ou liquidação de empresa, para conhecer o ativo permanente imobilizado.
- Alienação fiduciária, penhora ou garantia: utilizado como modo de garantir que o valor do imóvel está em harmonia com o acordo estabelecido.
- Desapropriações: geralmente o laudo é solicitado pelo poder público a fim de identificar o valor da base tributária.
O laudo de avaliação de imóvel também ajuda a evitar problemas futuros como prejuízos financeiros vindos de negociações equivocadas, dificuldade de crédito, aumento da carga tributária e demora em casos de inventário.
Precisa fazer um laudo de avaliação de imóvel? Pois a RRK é especializada em Soluções Patrimoniais e assegura que esse importante documento seja feito com excelência e exatidão!
Entre em contato conosco e fale com nossos consultores!
Deixe um comentário