Como posso aumentar o valor da minha empresa?

Como posso aumentar o valor da minha empresa?

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Avaliação de Empresas

Vender uma empresa é um grande desafio para os empreendedores. Além da complexidade do processo e das emoções envolvidas, sempre fica a pergunta: como aumentar o valor da minha empresa?

 

Fazer apenas mudanças cosméticas — de aparência — em uma empresa no último minuto antes de colocá-la no mercado é uma receita para a decepção. O planejamento e a preparação para uma transição é o caminho a percorrer e os empreendedores precisam dedicar um tempo para fazê-lo da maneira certa.

 

Talvez seu desejo nem seja vender sua empresa, apenas aumentar seu valor. Indiferente do motivo, a seguir apresentamos formas de fazer isso, e que você pode aplicar ao seu negócio a qualquer momento. Confira!

 

Trabalhe para aumentar seus lucros

Não espere aumentar o valor da sua empresa se ela não estiver apenas empatando. Você também não quer tirar muito dinheiro do negócio. 

 

Por isso, trabalhe para que sua empresa esteja bem posicionada no mercado, tenha boa aceitação de clientes e siga dando bons lucros. Caso contrário, a tendência é que, cada vez mais, sua empresa valha menos no mercado.

 

Aumente as vendas e diminua as despesas

Analise seus processos e busque maneiras de aumentar a eficiência operacional, cortar custos e controlar o estoque sem afetar suas operações. 

 

Refaça seu plano de marketing e encontre maneiras de aumentar as vendas, incluindo explorar novos mercados ou oferecer novos produtos e serviços. Foco na criação de uma base de clientes diversificada que, idealmente, gere receitas recorrentes.

 

Continue a investir e melhorar

Não é porque você deseja vender sua empresa, por exemplo, não deve mais investir nela. Aliás, esse é um dos maiores erros que os proprietários de empresas cometem, de tirar o pé do acelerador.

 

O momento em que você para de investir em novos equipamentos, manutenção e melhorias de processos é o momento em que começa a reduzir o valor futuro de sua empresa.

 

Diversifique

Quer se trate de produtos, clientes ou fornecedores, quase sempre é preferível diversificar. Ela oferece alternativas de negócios caso se deparem com desafios externos desfavoráveis, como a perda de um grande cliente, a falência de um fornecedor ou a entrada de novo concorrente em uma determinada linha de produtos. 

 

É claro que essas questões podem prejudicar o valor do negócio, mas a diversificação permite que a empresa suavize o golpe. Além disso, uma empresa diversificada está melhor posicionada do que sua concorrente para se recuperar de eventuais períodos de crise mais rapidamente.

 

Gerencie seus ativos

O gerenciamento dos ativos da sua empresa é essencial para quem deseja aumentar o valor do negócio. Com um controle, é possível compreender mais facilmente o estágio de cada ativo, quando eles requerem manutenção, e qual o melhor momento para sua venda.

 

Por isso, investir no gerenciamento de ativos de fundamental importância. Com um controle rígido, e um inventário bem realizado, é possível saber exatamente qual o valor que os ativos representam para o negócio e detectar mais facilmente oportunidades de maximizar o valor da empresa.

 

Melhore sua marca

Marca forte, negócio forte. Esse deve ser um mantra a todos aqueles que desejam aumentar o valor das suas empresas. Quando mais forte sua marca, mais forte será sua empresa, e por consequência, melhor valor de mercado ela terá.

 

Às vezes, sua marca ainda precisa de uma justificativa de preço, mesmo quando seu valor é conhecido. Posicionamento de marca é onde você identifica sua marca e a compara com a concorrência e sua oferta específica, informando que seu preço é estratégico e justificado. Você é mais caro? Menos caro? É óbvio por quê? Os consumidores vão responder favoravelmente?

 

Posicionar sua empresa em relação à concorrência ajudará você a decidir quais novos serviços oferecer e como cobrá-los. 

 

Organize sua empresa

Outro fator que não pode ser deixado de lado para quem deseja aumentar o valor da empresa é sobre seu estoque e procedimentos nos centros de distribuição. Quanto melhor organizado, melhor controle é possível ter. E isso se reflete diretamente no valor do negócio.

 

Uma empresa com um controle rígido do estoque tem melhores resultados. Sempre é importante lembrar que esses são ativos fundamentais e que como tal, devem ser priorizados.

 

Conte com uma consultoria

Como você viu, aumentar o valor da empresa é uma tarefa que precisa ser feita cotidianamente. Indiferente de seus objetivos, quando mais valor tem seu negócio, melhor sua percepção de mercado. 

 

Aqui na RRK Soluções Patrimoniais temos um time de consultores que podem lhe auxiliar nesse processo, auxiliando em um trabalho de auditoria e identificação de pontos que precisam atenção.

 

Por isso, se você deseja aumentar o valor da empresa, entre em contato com a RRK Soluções Patrimoniais. Estamos prontos para colocar seu negócio em um novo patamar!

 

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