O que é a cadeia de valor?
O que é a cadeia de valor?
A cadeia de valor é uma ferramenta estratégica utilizada para analisar as atividades de uma empresa e assim identificar suas fontes de vantagem competitiva.
O conceito de cadeia de valor está presente desde meados da década de 1980 graças a Michael Porter. Ele se refere a ela como a rede de atividades da empresa que busca transformar insumos de baixo custo em produtos ou serviços com preço superior aos seus custos. Esse excesso de preços é chamado de margem.
No artigo abaixo detalhamos o que é cadeia de valor, e qual o primeiro passo que você pode dar para implantar no seu negócio. Siga a leitura e confira!
O que é a cadeia de valor?
Uma cadeia de valor é um modelo de negócios que descreve toda a gama de atividades necessárias para criar um produto ou serviço.
Para as empresas produtoras de bens, essa cadeia compreende as etapas que levam um produto desde a fase de concepção até a fase de distribuição.
As empresas podem realizar uma análise da cadeia de valor avaliando os procedimentos relacionados a cada etapa que devem seguir.
Seu objetivo é aumentar a eficiência da produção para entregar o máximo valor com o menor gasto possível.
Foi Michael E. Porter, da Harvard Business School, quem introduziu o conceito em seu livro “Vantagem Competitiva: Criando e Sustentando o Desempenho Superior” , publicado em 1985.
Nele ele argumentava que a vantagem competitiva decorre das atividades que uma empresa realiza ao projetar, produzir e entregar seu produto.
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Importância da cadeia de valor
A competição para estabelecer preços mais baixos, lançar produtos melhores e fidelizar clientes está sempre presente. É por isso que as empresas devem examinar continuamente o valor que oferecem para manter uma vantagem competitiva.
Além disso, para garantir que a mecânica de produção seja eficiente e tranquila, é essencial que as empresas se concentrem em fazer com que seus clientes se sintam seguros no que compram. É neste ponto que a cadeia de valores é muito útil.
Componentes da cadeia de valor
Em geral, podemos dividir os componentes da cadeia de valor em duas categorias: primários e secundários. As atividades específicas em cada uma delas variam de acordo com cada setor.
Atividades primárias
Eles são compostos por cinco componentes. O principal objetivo destes é agregar valor e criar vantagem competitiva.
1. Logística de entrada
Isso inclui funções como recebimento, armazenamento e gerenciamento de estoque.
2. Operações
Estão aqui incorporados os procedimentos que a empresa realiza para converter matérias-primas em produtos acabados.
3. Logística de saída
Este componente inclui todas as atividades relacionadas à distribuição do produto final aos consumidores.
4. Marketing e vendas
Inclui as estratégias necessárias para melhorar a visibilidade e alcançar os clientes de forma adequada (por meio de publicidade, promoção e preços).
5. Serviço
O último componente inclui programas para melhorar os produtos e a experiência do público (por meio de atendimento ao cliente e manutenção, reparo, substituição ou troca do produto).
Atividades secundárias
Seu principal papel é aumentar a eficácia das atividades primárias. São quatro e quando você aumenta o nível de qualquer uma delas, consegue beneficiar pelo menos uma das atividades primárias.
1. Aquisição
Isso inclui todas as atividades que a empresa realiza para obter matérias-primas.
2. Desenvolvimento tecnológico
É realizado na etapa de pesquisa e desenvolvimento e inclui atividades como geração de técnicas e processos automatizados para o produto.
3. Gestão de recursos humanos
Isso implica a contratação e retenção de colaboradores que executarão com eficiência a estratégia da empresa. Eles também ajudarão a projetar, comercializar e vender o produto.
4. Infraestrutura
Isso inclui os sistemas da empresa e a composição de suas equipes de gerenciamento (como planejamento, contabilidade, finanças e controle de qualidade).
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Aplique no seu negócio
Como vimos, a cadeia de valor é uma parte fundamental para qualquer empresa que deseja manter-se competitiva no mercado. Mas para isso, é fundamental que ela tenha as informações mais importantes do seu negócio reunidas em um mesmo local.
Para isso, a melhor indicação é um sistema ERP (Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão integrado).
Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.
Aqui na RRK temos uma solução completa que pode ajudar sua empresa em todos os processos, dando mais visibilidade aos dados e permitindo melhor tomada de decisão.
Esperamos que tenha compreendido o que é cadeia de valor e como é importante no seu negócio. E para dar o primeiro passo para sua implantação, clique aqui e conheça a solução completa da RRK Tech em ERP!
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