O que é custo atribuído para o imobilizado CPC 27?

O que é custo atribuído para o imobilizado CPC 27?

5 minutos
Novidades

Há diversos indicadores financeiros para determinar quanto vale um bem de uma empresa no mercado. Um deles é o chamado deemed cost, ou custo atribuído para o imobilizado.

Custo atribuído é um valor usado como substituto do custo ou custo depreciado de um ativo em uma determinada data. 

A depreciação ou amortização subsequente assume que a entidade reconheceu inicialmente o ativo ou passivo na data determinada e que o seu custo era igual ao custo considerado.

Para entender mais sobre o que é o custo atribuído para o imobilizado, preparamos o artigo abaixo. Boa leitura!

O que é o custo atribuído?

Deemed cost, ou o custo atribuído, é uma prática contábil com o objetivo de determinar qual o real valor de mercado de um ativo imobilizado.

Ao determinar o real valor, ele poderá ser maior ou menor, e tem como objetivo adequar esse valor junto ao balanço patrimonial da empresa.

Porém, para isso é necessário seguir alguns requisitos, como atender as normas do Comitê de Pronunciamento Contábil (CPC) 27, 37 e 43.

É por isso que essa correção é referida como custo atribuído para o imobilizado CPC 27.

Importante lembrar que, em caso de aumento de valor do bem em virtude do custo atribuído, este não poderá ser superior ao valor justo do ativo.

Leia também::: Qual a importância da gestão eficiente de custos para a empresa?

Quando aplicar o custo atribuído?

A diferença entre o valor original dos ativos e do valor obtido após a adoção do conceito de custo atribuído para o imobilizado CPC 27, constará no Patrimônio Líquido da empresa.

De acordo com o regime tributário adotado pela empresa, ele será lançado na conta de “Ajustes de Avaliação Patrimonial”, na sub-conta de lucros ou prejuízos acumulados. 

E quando isso ocorre, sobre o valor total dos ativos, deve-se aplicar o Teste do Impairment. Porém, no caso de perdas por Impairment, estas deverão incidir sobre os resultados da empresa.

Além disso, o resultado deve ser divulgado, por meio de nota explicativa, com os reflexos econômicos da medida de adoção do custo atribuído e da política de dividendos que será adotada sobre o valor reajustado.

Após a adoção dessa medida, a empresa deve avaliar quais resultados o ajuste impacta no futuro do negócio, seja causado pelo aumento da despesa de depreciação, exaustão ou amortização.

Também deve divulgar os reflexos econômicos dessa medida em nota explicativa à política de dividendos. Esta, por sua vez, deverá ser adotada durante a realização de toda a diferença gerada pelo novo valor.

Leia também::: Teste de impairment em tempos de Covid-19

Quais são as regras de aplicação?

Para aplicar o custo atribuído para o imobilizado, algumas regras precisam ser seguidas. A primeira delas é justamente a realização de uma avaliação técnica. 

Dessa forma, não basta simplesmente a empresa determinar quanto ela acha que o seu ativo vale: um profissional confiável deve ser contratado para fazer o levantamento. 

Além disso, o ajuste do custo atribuído não pode ultrapassar o seu valor original. Ou seja, o processo exige um grande nível de documentação e exigência, como já ocorre com qualquer tipo de ajuste contábil que uma empresa venha a praticar.

Feito isso, a empresa contratada fará o levantamento do valor justo atribuído ao ativo, e emitirá um laudo técnico com informações relevantes e que justifiquem o ajuste. Entre os itens que devem ser apontados, estão:

  • Valor ajustado do ativo
  • Vida útil
  • Localização física
  • Cenário econômico
  • Manutenções
  • Detalhes contábeis

Conte com uma empresa especializada

Como viu, o custo atribuído para o imobilizado CPC 27 é algo de muita relevância para as empresas. Ele também é uma exigência para o correto balanço contábil das organizações.

Além disso, fica claro a importância de um profissional habilitado para a realização do deemed cost. E aqui na RRK Soluções Patrimoniais você encontra essa equipe altamente qualificada para a realização desse tipo de serviço em seu negócio.

Esperamos que tenha compreendido o que custo atribuído para o imobilizado CPC 27. E caso precise de um profissional para a realização dessa ação em sua empresa, entre em contato com a RRK Soluções Patrimoniais.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos começar uma história de sucesso?

Detalhe