O que é o giro de rotatividade de ativos?
O que é o giro de rotatividade de ativos?
Se precisarmos saber se nossa empresa é eficiente, podemos usar o giro de ativos, um dos índices financeiros que nos ajudarão a entender melhor o estado do nosso negócio.
Mas se você é responsável pela gestão financeira da sua empresa e não sabe como é calculado o giro de ativos, isso pode ser um grande problema.
Não considerar esse índice pode trazer consequências à empresa e que afetarão diretamente o balanço patrimonial do seu negócio.
Por isso, preparamos o artigo abaixo, no qual explicamos o que é giro de ativos, e o que precisa ser observado na sua empresa. Confira!
O que é o giro de ativos?
O giro de ativos é um indicador financeiro. Por meio dele, é medido o percentual de retorno gerado pelo patrimônio líquido de uma empresa dentro de determinado período, geralmente de um ano.
Em outras palavras, a eficiência com que uma empresa utiliza seus ativos líquidos para gerar receita de vendas.
Este indicador é sempre expresso em percentagem e é uma das ferramentas que os investidores e empresários têm para determinar o Retorno do Investimento (ROI).
Este indicador não é difícil de interpretar. Em tese, se uma empresa utiliza seus ativos de forma produtiva e eficiente, terá um alto índice de Giro de Ativos, enquanto uma empresa ineficiente terá um baixo índice.
Leia também::: O que é a conciliação de ativos imobilizados?
Como obter esse indicador?
Para entender como essas porcentagens são obtidas, primeiro temos que conhecer os dois elementos-chave sem os quais o índice de giro de ativos não pode ser obtido:
Valor das Vendas Líquidas
Ou seja, a soma de todos os rendimentos que a empresa gerou com a sua atividade comercial menos as deduções e descontos anuais.
Ativo Fixo Líquido
Que é a soma do valor de todos os ativos tangíveis e intangíveis da empresa menos a depreciação anual.
Uma vez que tenhamos esses dados, podemos obter a medição do índice de giro de ativos dividindo o valor das vendas líquidas pelo valor dos ativos fixos líquidos, que graficamente se parece com isso:
Rotatividade de Ativos = Vendas Líquidas / Ativos Fixos Líquidos
Quais os tipos de giro de ativos em uma empresa?
Até agora falamos de giro de ativos de maneira geral, mas esse índice também pode ser calculado através de diferentes tipos de giro de ativos, para que possamos conhecer a eficiência dos diferentes ativos para obter vendas ou receitas.
Rotatividade de ativos atuais
O giro do ativo circulante é o índice da gestão dos ativos líquidos, ou seja, daqueles que se tornam caixa em um período inferior a um ano e que geralmente são os ativos disponíveis (dinheiro em caixa ou no banco), os recebíveis (contas, documentos, adiantamentos a receber) e realizáveis (estoques), para gerar vendas.
Rotatividade total de ativos
O giro do ativo total é o índice que vimos ao longo do post, pois é usado para medir a eficiência com que a empresa administra todos os seus ativos para gerar receita ou vendas. Normalmente é analisado por períodos anuais.
Rotatividade de ativos imobilizados
O giro de ativos imobilizados, também chamado de giro de ativos de longo prazo ou giro de ativos não circulantes, é um índice que nos permite medir a eficiência na gestão de ativos que não podem se tornar líquidos em menos de um ano para gerar receita ou vendas, como imóveis, equipamentos, investimentos realizados há mais de um ano e ativos intangíveis.
A partir da interpretação do giro do ativo imobilizado podemos determinar, por exemplo, quais investimentos são mais eficazes em gerar um maior número de vendas ou receitas. Por exemplo, se o índice de ativos fixos tem um valor alto, significa que as vendas estão conseguindo cobrir o investimento nesses ativos.
Rotação de ativos produtivos
Com o índice de rotatividade dos ativos produtivos podemos determinar se a gestão desses ativos está gerando a receita ou vendas esperadas. Ativos produtivos são aqueles que utilizamos para o processo reprodutivo, como máquinas, matérias-primas, ferramentas, recursos humanos, software. Ou seja, tudo o que utilizamos na produção dos bens ou serviços que vendemos.
Leia também::: Avaliação de ativo imobilizado: conheça as vantagens de contar com a RRK
Mantenha o controle do giro de ativos na sua empresa
Em suma, como você pôde ver ao longo do artigo, calcular o giro do ativo é “simples” e fundamental para poder avaliar a capacidade de sua empresa de gerar vendas ou receita.
Também permite saber se essa gestão é eficiente ou não quando trata-se de cobrir despesas e obter benefícios.
Como todos os índices, o ideal é realizar sua interpretação em conjunto com outros indicadores e, como dissemos, as Demonstrações Contábeis da empresa. Essas análises nos permitirão saber em quais setores da empresa precisamos melhorar ou mudar completamente.
Mas apesar de simples, é preciso que a análise dos ativos seja correta e livre de erros. Afinal, qualquer cálculo errado pode comprometer o balanço patrimonial do seu negócio, o que pode, em última análise, trazer sérias consequências para sua empresa.
É por isso que contar com uma empresa que seja especialista em soluções patrimoniais pode fazer toda a diferença. E aqui na RRK contamos com uma equipe altamente qualificada e especialista em análise de giro de ativos.
Portanto, se deseja ter mais eficiência na análise do índice de giro de ativos, conte com a RRK Soluções Patrimoniais ao seu lado. Para isso, basta clicar aqui e conversar com nossa equipe.
Deixe um comentário