Quais os documentos necessários para inventário e avaliação de ativos?

Quais os documentos necessários para inventário e avaliação de ativos?

5 minutos
Avaliação de Ativos

Se você chegou até aqui se perguntando quais os documentos necessários para inventário, então veio ao lugar certo. A seguir, listamos tudo o que é necessário quando for realizar esse processo que, apesar de extremamente burocrático, é essencial para a regularização.

 

A seguir, listamos quais os documentos necessários para inventário. Confira!

 

Documentos para o processo de inventário e avaliação patrimonial

Os documentos necessários para o processo de Inventário e Avaliação Patrimonial são:

Inventário e Avaliação de Ativo Imobilizado

  • Cadastro contábil completo em Excel
  • Notas Fiscais dos Bens Relevantes
  • Layout do sistema patrimonial em Excel (para importação dos dados finais) 
  • Balancete contábil na data base do trabalho
  • Plano de contas e taxas de depreciação
  • Plano de centro de custos
  • Plano de locais
  • Relação de softwares
  • Relação de veículos
  • Relação de servidores e equipamentos de informática acima de R$ 4.000,00
  • Certificados de propriedade de veículos
  • Relação de terrenos
  • Relação de moldes, matrizes e estampas 
  • Relação de bens de terceiros em poder da empresa e leasing
  • Relação de bens da empresa em poder de terceiros 
  • Relação de bens em manutenção fora da empresa
  • Relação de equipamentos em altura e elétricos pertencentes a NR35 e NR10 Movimentações, baixas e identificação das aquisições posteriores a data-base do trabalho
  • Regime de manutenção de bens 
  • Política de substituição de bens
  • Turnos de utilização de bens
  • Plantas baixas, lay-outs e desenho industrial
  • Cadastro de fornecedores

Imóveis urbanos

  • Comprovante de propriedade
  • Certidão da matrícula atualizada
  • Certidão de ônus reais
  • Guia de IPTU ou taxa de lixo, ou outro documento do Município concernente ao imóvel no qual conste o seu valor venal à época do óbito
  • Certidão negativa de débitos municipais em relação ao imóvel

 

Imóveis rurais

  • Comprovante de propriedade
  • Certidão da matrícula atualizada
  • Certidão de ônus reais
  • Certidão negativa de débitos federais em relação ao imóvel
  • CCIR (Certificado de Cadastro de Imóvel Rural) do imóvel

 

Tenha ajuda no processo de inventário

 

Aqui na RRK Soluções Patrimoniais realizamos inventário de ativos para fins contábeis e de auditoria, além de avaliação de imóvel ou bem que esteja nesse processo de inventário e precise de confirmação de valor.

 

Espero que tenha gostado do artigo informando quais os documentos necessários para inventário. E se precisar de mais informações, aqui na RRK Soluções Patrimoniais temos um time de consultores prontos para lhe ajudar!

 

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