9 principais métricas de inventário de estoque que você deve acompanhar

9 principais métricas de inventário de estoque que você deve acompanhar

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As métricas de inventário ajudam a medir e avaliar seu desempenho e, assim, fornecem algumas chaves para melhor a gestão da sua empresa. 

Eles se concentram em uma área específica e em direção a um objetivo específico. Além disso, elas ajudam você a administrar seus negócios com uma abordagem mais estratégica e organizada.

As métricas de inventário ainda ajudam você a conduzir os comportamentos, estratégias e decisões mais eficazes. Ou seja, ajudam a melhorar as entregas no prazo, custos operacionais reduzidos e transporte otimizado.

E para saber quais métricas de inventário você deve acompanhar no seu negócio, preparamos o artigo abaixo com algumas que você deve estar sempre atento. Confira!

O que são métricas de inventário?

As métricas de inventário são os detalhes de que você precisa para tomar decisões informadas, desde o monitoramento dos níveis de estoque e rotatividade até o rastreamento de entregas e a indicação das principais métricas de desempenho em um negócio.

Procurando avaliar o desempenho da sua cadeia de suprimentos em diferentes níveis do seu negócio? Esta é a parte em que os KPIs de inventário entram em cena.

Ao selecionar as ferramentas precisas para as métricas de inventário, as empresas geralmente usam vários KPIs para avaliar o desempenho de sua cadeia de suprimentos e gerenciamento de estoque quando devem optar por uma abordagem SMART. 

Isso basicamente significa escolher métricas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseadas em tempo (também conhecidos como SMART) para beneficiar seus negócios. E as principais são:

1. Rotação de estoque

Essa métrica mede quantas vezes o estoque de um fabricante é vendido e substituído em um período específico.

O índice de rotatividade de estoque é uma métrica fundamental para determinar a eficiência com que você gerencia seu estoque e gera vendas a partir dele.

Ele mede a rapidez com que uma empresa vende estoque e os analistas o comparam com as médias do setor. Vendas baixas significam vendas fracas, uma proporção alta significa vendas fortes.

2. Precisão do inventário

Para determinar a precisão do estoque, você pode criar um relatório com base nas informações do sistema de contabilidade. Faça uma lista de números de estoque, quantidades e locais para todos os itens armazenados no depósito.

Em seguida, faça uma contagem física de cada item listado no relatório de inventário. Em seguida, divida o estoque real contado pelo estoque listado. A porcentagem resultante indica a precisão das transações de estoque.

Por fim, revise as porcentagens no relatório para determinar qual porcentagem de precisão é muito baixa. Em seguida, conclua a revisão adicional para os itens que têm uma baixa taxa de precisão.

Determinar as métricas de precisão do inventário pode ser demorado se você não usar processos automatizados.

Leia também::: Quais os documentos necessários para inventário e avaliação de ativos?

3. Taxa de preenchimento

A taxa de preenchimento é essencial para o processo de gerenciamento de pedidos e é inerentemente centrada no cliente. 

É a porcentagem de seus pedidos que são enviados integralmente e dentro do prazo no primeiro envio como uma porcentagem de todos os seus pedidos. Além disso, isso afeta seu relacionamento com seus varejistas.

4. Encolhimento

Isso se refere à diferença entre a quantidade de estoque que você tem em papel e o estoque real que você tem disponível.

É uma redução de estoque que não se deve às vendas. As causas comuns de encolhimento incluem furtos de funcionários, furtos em lojas e fraude de fornecedores.

A fórmula para o encolhimento é: Valor do estoque final – Valor do estoque contado fisicamente

O encolhimento também pode ser expressa em porcentagem — ou seja, % de contração = Contração / Vendas x 100

5. Inventário disponível

O estoque disponível é o número de itens presentes fisicamente em seu depósito. Os produtos vendidos do estoque ainda são mencionados até que o produto saia fisicamente do armazém.

Portanto, esse número geralmente será sempre maior do que a disponibilidade real do seu inventário.

6. Custo por unidade

O custo de compra/construção de um produto, uma necessidade da empresa, é conhecido como custo por unidade. É importante saber o custo por unidade para precificar os produtos.

7. Receita por unidade

A quantidade de receita que um produto gera, dividida pelo número total de unidades desse produto vendidas.

8. Lucro Bruto

É o lucro que uma empresa obtém após subtrair o custo de fabricação e venda dos produtos.

Lucro bruto = Receita – Custo das Mercadorias Vendidas

9. Margem Bruta

É a receita total de vendas da empresa menos o custo dos produtos vendidos, dividido pela receita total de vendas. (Receita total de vendas – o custo das mercadorias vendidas)/receita total de vendas).

Leia também::: Como fazer uma boa gestão de ativos?

Acompanhe as métricas do seu inventário

Embora as métricas de inventário listadas acima sejam importantes para ficar de olho, fique de olho em outros KPIs críticos para o seu negócio. 

Afinal,  para se gerenciar uma empresa de sucesso, é fundamental que essa gestão seja feita baseada em números, que darão as informações necessárias para a tomada de decisão.

E para auxiliar você em suas métricas de inventário, é fundamental ter a tecnologia como aliada, como explicamos neste artigo que indicamos para você aprofundar ainda mais seu conhecimento: “Software e tecnologias para gestão de ativos”.

 

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