9 principais métricas de inventário de estoque que você deve acompanhar
9 principais métricas de inventário de estoque que você deve acompanhar
As métricas de inventário ajudam a medir e avaliar seu desempenho e, assim, fornecem algumas chaves para melhor a gestão da sua empresa.
Eles se concentram em uma área específica e em direção a um objetivo específico. Além disso, elas ajudam você a administrar seus negócios com uma abordagem mais estratégica e organizada.
As métricas de inventário ainda ajudam você a conduzir os comportamentos, estratégias e decisões mais eficazes. Ou seja, ajudam a melhorar as entregas no prazo, custos operacionais reduzidos e transporte otimizado.
E para saber quais métricas de inventário você deve acompanhar no seu negócio, preparamos o artigo abaixo com algumas que você deve estar sempre atento. Confira!
O que são métricas de inventário?
As métricas de inventário são os detalhes de que você precisa para tomar decisões informadas, desde o monitoramento dos níveis de estoque e rotatividade até o rastreamento de entregas e a indicação das principais métricas de desempenho em um negócio.
Procurando avaliar o desempenho da sua cadeia de suprimentos em diferentes níveis do seu negócio? Esta é a parte em que os KPIs de inventário entram em cena.
Ao selecionar as ferramentas precisas para as métricas de inventário, as empresas geralmente usam vários KPIs para avaliar o desempenho de sua cadeia de suprimentos e gerenciamento de estoque quando devem optar por uma abordagem SMART.
Isso basicamente significa escolher métricas específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e baseadas em tempo (também conhecidos como SMART) para beneficiar seus negócios. E as principais são:
1. Rotação de estoque
Essa métrica mede quantas vezes o estoque de um fabricante é vendido e substituído em um período específico.
O índice de rotatividade de estoque é uma métrica fundamental para determinar a eficiência com que você gerencia seu estoque e gera vendas a partir dele.
Ele mede a rapidez com que uma empresa vende estoque e os analistas o comparam com as médias do setor. Vendas baixas significam vendas fracas, uma proporção alta significa vendas fortes.
2. Precisão do inventário
Para determinar a precisão do estoque, você pode criar um relatório com base nas informações do sistema de contabilidade. Faça uma lista de números de estoque, quantidades e locais para todos os itens armazenados no depósito.
Em seguida, faça uma contagem física de cada item listado no relatório de inventário. Em seguida, divida o estoque real contado pelo estoque listado. A porcentagem resultante indica a precisão das transações de estoque.
Por fim, revise as porcentagens no relatório para determinar qual porcentagem de precisão é muito baixa. Em seguida, conclua a revisão adicional para os itens que têm uma baixa taxa de precisão.
Determinar as métricas de precisão do inventário pode ser demorado se você não usar processos automatizados.
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3. Taxa de preenchimento
A taxa de preenchimento é essencial para o processo de gerenciamento de pedidos e é inerentemente centrada no cliente.
É a porcentagem de seus pedidos que são enviados integralmente e dentro do prazo no primeiro envio como uma porcentagem de todos os seus pedidos. Além disso, isso afeta seu relacionamento com seus varejistas.
4. Encolhimento
Isso se refere à diferença entre a quantidade de estoque que você tem em papel e o estoque real que você tem disponível.
É uma redução de estoque que não se deve às vendas. As causas comuns de encolhimento incluem furtos de funcionários, furtos em lojas e fraude de fornecedores.
A fórmula para o encolhimento é: Valor do estoque final – Valor do estoque contado fisicamente
O encolhimento também pode ser expressa em porcentagem — ou seja, % de contração = Contração / Vendas x 100
5. Inventário disponível
O estoque disponível é o número de itens presentes fisicamente em seu depósito. Os produtos vendidos do estoque ainda são mencionados até que o produto saia fisicamente do armazém.
Portanto, esse número geralmente será sempre maior do que a disponibilidade real do seu inventário.
6. Custo por unidade
O custo de compra/construção de um produto, uma necessidade da empresa, é conhecido como custo por unidade. É importante saber o custo por unidade para precificar os produtos.
7. Receita por unidade
A quantidade de receita que um produto gera, dividida pelo número total de unidades desse produto vendidas.
8. Lucro Bruto
É o lucro que uma empresa obtém após subtrair o custo de fabricação e venda dos produtos.
Lucro bruto = Receita – Custo das Mercadorias Vendidas
9. Margem Bruta
É a receita total de vendas da empresa menos o custo dos produtos vendidos, dividido pela receita total de vendas. (Receita total de vendas – o custo das mercadorias vendidas)/receita total de vendas).
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Acompanhe as métricas do seu inventário
Embora as métricas de inventário listadas acima sejam importantes para ficar de olho, fique de olho em outros KPIs críticos para o seu negócio.
Afinal, para se gerenciar uma empresa de sucesso, é fundamental que essa gestão seja feita baseada em números, que darão as informações necessárias para a tomada de decisão.
E para auxiliar você em suas métricas de inventário, é fundamental ter a tecnologia como aliada, como explicamos neste artigo que indicamos para você aprofundar ainda mais seu conhecimento: “Software e tecnologias para gestão de ativos”.
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