Como a inflação impacta o seu negócio?

Como a inflação impacta o seu negócio?

5 minutos
Novidades

Inicialmente, para conhecer a importância de como a inflação impacta o seu negócio, devemos contextualizar seu significado e função.

A palavra “inflação” é associada por muitas pessoas com renda mais baixa, redução de lucros e escassez de caixa em seus negócios.

O que acontece é que a inflação pode contribuir para bens e serviços mais caros. Portanto, muitos negócios podem experimentar uma queda nas vendas à medida que a demanda diminui.

Para explicar de forma mais detalhada como a inflação impacta no seu negócio, e o que fazer para não ter problemas, confira o artigo que preparamos abaixo!

O que é a inflação?

A inflação é o aumento dos preços dos bens e serviços ao longo do tempo. Assim, a inflação torna muitos produtos e serviços mais caros, o que, por sua vez, pode fazer com que as pessoas comprem menos.

Afinal, seu dinheiro não paga o mesmo de antes. Na verdade, a inflação não é algo totalmente negativo, mas algo esperado.

Atualmente, assistimos a um aumento significativo dos níveis de inflação. Nos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou um acumulado de 11,89% no Brasil.

Como a inflação afeta as empresas

O aumento dos preços pode criar as seguintes dificuldades para os empreendedores:

  • É mais caro administrar um negócio
  • Os preços das commodities sobem e alguns itens se tornam escassos
  • Os custos relacionados aos funcionários também podem crescer
  • Os clientes podem não conseguir comprar tantos produtos ou serviços como antes

Além disso, ao longo do tempo, de acordo com uma pesquisa recente da Alignable, os empreendedores também são afetados das seguintes maneiras:

  • Dois terços dizem que a inflação pode afetar sua recuperação após a crise do COVID-19
  • Muitos estão preocupados que os custos de frete tenham aumentado nos últimos 12 meses
  • Uma reclamação comum é que os suprimentos são difíceis de encontrar e, quando são, os preços aumentam

Outros riscos de inflação para sua empresa

Como já mencionado, um dos efeitos de como a inflação afeta as empresas refere-se a um aumento considerável nos preços de bens ou serviços.

O que está representado não só nos consumidores num aumento de alimentos e bens, mas nas empresas, com um impacto notável na produção devido aos aumentos de preços.

Especificamente, entre os outros riscos estão:

Preços crescentes

Recomenda-se planejar o aumento de todas as matérias-primas e preços de fornecedores. É provável que esse aumento de preços possa afetar negativamente sua empresa, reduzindo a margem de lucro.

Custos salariais

Outra consequência de como a inflação afeta as empresas é a diminuição do poder aquisitivo e, portanto, os pagamentos de salários de seus funcionários podem ser afetados.

Isso pode levar ao aumento dos custos trabalhistas, desgaste de pessoal e mais custos nos procedimentos de recrutamento e treinamento de funcionários.

Considerando que os funcionários existentes, eles podem deixar o negócio exigindo aumentos salariais.

Empréstimos Empresariais

Estar endividado pode ser visto como um dos principais efeitos da inflação nas empresas. À medida que as taxas aumentam, pode haver problemas na obtenção de financiamento.

Levando em conta que seria necessária uma consolidação das finanças existentes para poder continuar operando no mesmo nível.

Ao ser concedido um plano de financiamento, o custo geral diminuirá se você tiver uma taxa fixa.

Inflação e taxas de juros

Se a tendência inflacionária persistir, isso também pode significar custos de empréstimos mais altos para os empresários.

À medida que a taxa de inflação aumenta, os bancos e outras instituições financeiras podem começar a cobrar mais de seus clientes. 

Leia também::: Avaliação dos ativos e passivos: Como funciona?

Que efeito a inflação tem sobre os custos de juros e por quê?

Em uma situação inflacionária, um real é usado para comprar menos coisas do que antes. Portanto, há uma diminuição da taxa real de retorno que as instituições financeiras obtêm em seus empréstimos.

Suponha que você obtenha um empréstimo com uma taxa de juros de 9% ao ano, mas a taxa de inflação seja de 10%.

Isso significa que a taxa real de retorno do banco é negativa, eles estão perdendo 1% para cada real que emprestam. Em vez de lucrar com seus empréstimos, eles estão perdendo dinheiro.

O que os bancos vão fazer? As taxas de juros dos empréstimos aumentarão e isso levará a empréstimos mais caros.

Portanto, é essencial que os empreendedores tomem medidas para se protegerem desses custos crescentes.

Como superar os impactos da inflação no seu negócio

Felizmente, existem várias coisas que você pode fazer para proteger sua pequena empresa dos efeitos prejudiciais da inflação, tais como:

Reconsidere sua estratégia de preços

Encontre uma maneira de seus maiores custos serem pagos pelos clientes. Isso significa que você terá que aumentar seus preços. Ao ter preços mais altos, você tem mais lucro e não terá perdas econômicas.

Se sua empresa não consegue lidar com um aumento de preço, tente diversificar suas ofertas. Você pode fazer isso com uma nova linha de produtos que oferece margens mais altas ou pode segmentar um novo segmento de clientes menos sensível ao preço.

No entanto, há uma coisa que você precisa ter em mente ao aumentar os preços: sua concorrência. Se seus produtos tiverem preços mais altos que os deles, você poderá perder clientes.

Uma estratégia que você pode considerar é a estratégia “líder de perdas”, que envolve a redução do preço de um de seus principais produtos. Isso levará as pessoas ao seu negócio e, enquanto estiverem comprando o produto com desconto, também estarão comprando outras coisas que podem ser mais caras.

Concentre-se em suas despesas

Conhecendo os principais motivos de como a inflação afeta as empresas, é hora de reduzir todas as suas despesas não essenciais.

Revise seus custos de produção com cuidado e pense em maneiras de reduzi-los. Cada real economizado aumentará sua lucratividade e fortalecerá seu fluxo de caixa.

Você deve sempre se esforçar para melhorar seus processos e reduzir o desperdício, assim você gastará menos e ganhará mais. É exatamente disso que trata a estratégia chamada gestão enxuta.

Impulsione suas vendas

Uma maneira de aumentar as vendas é concentrar seus esforços de marketing nos clientes existentes e não nos novos.

Muitos empreendedores acham que fazer marketing para clientes existentes significa gastar dinheiro. Além disso, consideram que não obtêm muito retorno com isso, por isso decidem anunciar apenas para potenciais clientes. O que é um erro.

Segundo a Forbes, atrair um novo cliente pode custar cinco vezes mais do que manter um existente. Menciona-se que aumentar a retenção de clientes em 5% pode aumentar os lucros em 25% ou até 95%.

Leia também::: Software e tecnologias para gestão de ativos

Saia fortalecido

Não sabemos até quando a inflação se manterá mais alta no Brasil. E como não é possível fazer tal previsão, o segredo para sua empresa se manter forte é se adaptar às circunstâncias.

Siga as dicas que demos acima, e encontre formas de se manter competitivo no mercado, oferecendo produtos e serviços de qualidade, ao mesmo tempo que mantém sua margem de lucro.

Esperamos por fim que tenha compreendido como a inflação impacta o seu negócio e, recomendamos ainda a leitura do artigo “Administração de recursos materiais e patrimoniais: tudo que você precisa saber”.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos começar uma história de sucesso?

Detalhe