Como funciona o controle de bens patrimoniais da empresa?
Como funciona o controle de bens patrimoniais da empresa?
Você sabe a importância do controle de bens patrimoniais para uma empresa? Se ainda não tem noção do valor desse controle, seu negócio corre sérios riscos.
Basicamente, o controle de bens patrimoniais é uma operação que tem como objetivo gerenciar todo o patrimônio de um negócio, seja ele um ativo tangível ou intangível. Ou seja, envolve desde móveis, equipamentos, marcas, patentes e tantos outros itens.
E para falar como funciona esse controle, elaboramos esse artigo repleto de informações, e que você deve ler agora mesmo. Confira!
O que é controle de bens patrimoniais?
Antes de falar como funciona, primeiro vamos aprofundar mais sobre o que é, de fato, o controle de bens patrimoniais. É comum muitos enxergarem esse sistema como um procedimento burocrático e sem muita importância para a empresa. E é aí que está o grande erro.
O controle de bens patrimoniais é um processo contábil e administrativo que permite ao gestor ter informações sempre reais e atualizadas sobre os bens patrimoniais do negócio. Ou seja, é de fundamental importância para a estratégia de operação, crescimento e eventual venda da empresa.
Além disso, permite ao gestor ter relatórios financeiros que seguem normas internacionais. Isso garante maior credibilidade e segurança à empresa. Desta forma, é possível afirmar que o controle de bens patrimoniais é um processo de gerenciamento de todos os bens da empresa.
Nesse controle entram itens como terrenos, imóveis, veículos, máquinas e equipamentos. Os bens intangíveis também devem ter seu controle, como marcas, desenhos industriais, entre outros.
A falta de tais informações dificulta a gestão e impede um entendimento sobre a real situação da empresa. Isso pode levar à depreciação dos bens, ou mesmo pagamento de impostos desnecessários.
Como é feito o controle de patrimônio em uma empresa?
O controle de bens patrimoniais é um processo que é dividido em cinco etapas principais. E é sobre cada uma delas que falamos abaixo.
Inventário
A primeira etapa em todo processo de controle de bens patrimoniais inicia com o inventário. Nele será feito um levantamento completo de todo o patrimônio da empresa, seja ele tangível ou intangível, como já citamos acima.
Além de quantificar os itens, é necessário descrever seu estado de conservação, com o objetivo de determinar seu valor real. Nesse momento também já é elaborado um processo de gestão de ativos, em que são elencados prazos para manutenção, tempo de uso, entre outros.
Avaliação de ativos
A segunda etapa é a avaliação dos ativos, com o objetivo de saber seu valor no mercado. Ela deve ser feito em consonância com o inventário. Com base no valor de cada bem, é feito ainda o cálculo do chamado valor residual, que é quanto a empresa pode vir a receber ao final da vida útil daquele ativo.
Revisão da vida útil
A revisão da vida útil é outro processo integrante do controle de bens patrimoniais e é feito periodicamente, de acordo com cada bem. Ele considera a vida útil de cada item no qual a empresa espera receber algum benefício econômico.
Por exemplo, é a vida útil de uma máquina que produz determinada peça para a empresa. Enquanto ela está ativa, está gerando benefícios econômicos. Porém, a partir do momento que se torna obsoleta, deixa de gerar esse benefício e perde sua vida útil, devendo ser negociada.
Determinação da taxa de depreciação
Outra etapa fundamental no processo de controle de bens patrimoniais da empresa é a determinação da taxa de depreciação. Nela é calculado, com base nas informações sobre o valor do ativo e o valor residual, o valor depreciado.
É com base no resultado desse cálculo que é feita a análise da vida útil remanescente do bem. Dessa forma, é possível encontrar o valor de depreciação anual do item.
Teste do Impairment
A etapa final é o Teste do Impairment. Nele é feito o teste de recuperabilidade de cada ativo e permite ao gestor acompanhar a desvalorização de cada bem, auxiliando assim sua tomada de decisão em relação a eles.
Tenha ajuda profissional
Como você viu, o controle de bens patrimoniais da empresa é um item essencial para controle do patrimônio de qualquer negócio. Negligenciá-lo pode ser um grande erro. Porém, sua realização requer conhecimento técnico e experiência, sob pena das informações contidas no controle não condizem com a realidade.
Por isso, uma excelente solução é a contratação de uma empresa que seja especialista no controle de ativos, inventário. E aqui na RRK Soluções Patrimoniais você encontra uma equipe completa para lhe auxiliar no processo.
Portanto, se deseja ter um controle de bens patrimoniais eficiente em sua empresa, entre em contato agora mesmo com a RRK, e permita que seu negócio possa prosperar ainda mais!
Deixe um comentário