Você sabe como é feita a avaliação de estoque?

Você sabe como é feita a avaliação de estoque?

5 minutos
Novidades

A avaliação de estoque é um conceito na área de logística que engloba uma série de ações que visam atribuir o valor mais correto ao estoque de uma empresa.

A regulamentação exige que seja utilizado como referência o menor valor entre o valor de mercado e o valor de custo . Este último pode ser calculado pelo método FIFO (First In, First Out” (em tradução livre, “primeiro a entrar, primeiro a sair”) e pelo Custo Médio Ponderado. 

No entanto, em épocas de alta inflação, outros métodos podem ser utilizados, a fim de adotar um método mais conservador. No artigo que compartilhamos abaixo, vamos explicar como é feita a avaliação de estoque. Confira!

O que é avaliação de estoque?

Quando uma empresa realiza avaliação de estoque, basicamente o que ela está fazendo é contabilizar o estoque que possui, tentando atribuir o valor correto para essas mercadorias.

É importante esclarecer que existem dois grandes tipos de ações, dependendo do tipo de empresa em questão. Se for uma organização de tipo comercial, os estoques são o conjunto de mercadorias destinadas à venda.

Por sua vez, em empresas de tipo industrial, estaríamos nos referindo a todos os objetos, máquinas, matérias-primas ou materiais que vão ser utilizados durante a produção ou processo industrial. 

Em geral, as empresas realizam uma avaliação do estoque no final de um exercício, com vários objetivos: 

  • Determinar sua variação em relação ao início 
  • Atribuir a cada item do estoque um valor contábil 
  • Determinar se houve lucros ou perdas
  • Entre outros

Leia também::: Sua empresa já tem um sistema de gestão patrimonial?

Diferentes métodos de avaliação de estoque 

Estes são os principais sistemas para realizar uma avaliação de estoques ou inventários, atualmente utilizados pela maioria das empresas ou organizações na gestão de ativos. 

Método de Preço Médio Ponderado

Embora não seja o único sistema aceito, é o método mais recomendado. É normalmente utilizado quando, num armazém, são produzidas entradas de um mesmo produto em lotes diferentes e com preços diferentes. 

Com este método, cada um dos insumos é inserido pelo seu custo ou preço de fabricação, enquanto para os produtos é calculada uma média ponderada de todos os preços de aquisição juntos.

A técnica do Preço Médio Ponderado é utilizada, sobretudo, para produtos ou artigos com as seguintes características: o seu custo aumenta ano após ano e não têm preferência de venda.

Método FIFO (First In, First Out)

O método FIFO também é aceito no Brasil e parte do seguinte pressuposto: considera-se que os produtos que foram comprados primeiro são os que têm preferência de venda. 

Ou seja, o produto que entrar primeiro no armazém será o primeiro a sair. Este procedimento é ideal para produtos perecíveis, a fim de evitar sua deterioração ou impossibilidade de consumo devido ao prazo de validade. 

Este sistema também considera os danos ou perdas de valor que os estoques podem sofrer enquanto estão armazenados. Portanto, eles são contabilizados para poder ajustar corretamente a contabilidade da empresa.

Método LIFO (último a entrar, primeiro a sair)

É o método inverso, ou seja: considera-se que o primeiro produto a sair do estoque é o último que foi comprado. 

Não é um método muito lógico e sua única vantagem teórica é poder reduzir os resultados em caso de aumento de preços e, assim, pagar menos impostos.

Outros métodos de avaliação de estoque autorizados

Existem outras duas formas de valoração de estoque que, apesar de não serem tão difundidas, são utilizadas por algumas empresas: 

Custo padrão 

Os custos são estimados com base em dados históricos, por isso é um método útil em ambientes industriais onde é muito difícil calcular com precisão o valor do estoque, devido ao envolvimento de uma grande variedade de fatores flutuantes: 

  • preços de matérias-primas
  • suprimentos ou trabalho
  • nível de eficiência
  • entre outros

No entanto, se as condições mudarem significativamente, as empresas têm a obrigação de revisar as estimativas.

Método dos varejistas 

Nessa ocasião, o valor do estoque é calculado com base na margem bruta média. É utilizado em empresas onde há grande movimentação de produtos com um número tão elevado de referências, o que dificulta muito a realização de uma avaliação contábil exata, sendo possível utilizar uma estimativa aproximada.

Leia também::: Quais os riscos de erros nas avaliações de ativos?

Como a RRK Soluções Patrimoniais pode te ajudar

A RRK Soluções Patrimoniais é especialista em gestão de ativos e avaliação de estoque, permitindo que sua empresa possa sempre fazer o lançamento correto no balanço patrimonial.

Isso é fundamental para todo gestor que não quer pagar impostos além da conta, já que uma avaliação errada poderá impactar diretamente na quantidade de impostos paga. Logo, manter uma avaliação de estoque em dia e feita corretamente é fundamenta.

Por fim, esperamos que tenha compreendido como é feita a avaliação de estoque. E para contar com os serviços da RRK Soluções Patrimoniais, clique aqui e entre em contato com nossa equipe!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos começar uma história de sucesso?

Detalhe