Você sabe o que é business asset? Conheça quais são na sua empresa!
Você sabe o que é business asset? Conheça quais são na sua empresa!
Ao iniciar um negócio, uma das decisões mais importantes que você tomará é quais ativos manter. E para isso, conhecer o que é business asset pode ser um grande diferencial.
Existem muitos tipos diferentes de ativos e cada um funciona de maneira diferente e tem seus próprios benefícios. De dinheiro a ações, matérias-primas e estoque, saber quais ativos são os melhores para o seu negócio pode fazer uma grande diferença no seu potencial de sucesso.
Nessa linha, é fundamental conhecer o significado de business asset, ou ativos comerciais. Para lhe ajudar nesta tarefa, compartilhamos o artigo abaixo. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é business asset?
Um business asset é qualquer ativo tangível ou intangível que se espera que seja utilizado na operação comercial por um longo período de tempo. Ativos desse tipo normalmente incluem computadores e outros equipamentos de escritório, móveis ou edifícios.
Em muitas áreas do mundo, a propriedade intelectual também é considerada um ativo comercial, uma vez que essa propriedade fornece benefício ou uso contínuo para a empresa. Nem todo item comprado para uso em uma operação comercial pode ser identificado adequadamente como um business asset.
Os itens destinados ao consumo de curto prazo geralmente são excluídos dessa categoria de ativos. Isso significa que itens como papel, canetas e lápis, toner e tinta para impressoras não se qualificam como ativos comerciais, mesmo que sejam usados como parte da operação normal do negócio.
O mesmo vale para itens como cafeteiras ou bebedouros: embora esses itens contribuam indiretamente para o moral dos funcionários e ajudem a aumentar a produção, eles não são considerados verdadeiros ativos comerciais.
Leia também::: Quais os documentos necessários para inventário e avaliação de ativos?
Quais são os diferentes tipos de business asset?
Existem muitos tipos de business asset, mas os mais comuns incluem ativos circulantes, ativos não circulantes, ativos físicos, ativos intangíveis, ativos operacionais e ativos não operacionais.
Alguns ativos de negócios podem se enquadrar em mais de uma categoria, por isso é importante entender exatamente o que todos eles significam.
Ativos correntes
Um ativo circulante é um ativo que pode ser convertido em dinheiro dentro de um ano ou menos. Eles são normalmente usados para financiar as operações do dia-a-dia e incluem coisas como dinheiro no banco, contas a receber e estoque.
Os ativos circulantes são importantes porque fornecem uma proteção de curto prazo para o seu negócio e podem ajudar a garantir que você tenha o dinheiro necessário para cobrir as despesas. Muitas empresas enfrentam dificuldades porque não possuem ativos circulantes suficientes e não podem pagar suas contas em dia ou de forma alguma.
Os ativos circulantes também são conhecidos como ativos líquidos porque podem ser facilmente vendidos por dinheiro, se necessário, embora isso possa resultar em perda de valor.
Os ativos atuais devem representar apenas uma pequena proporção do portfólio total de ativos de sua empresa – geralmente menos de 20% – porque é importante que você invista também no longo prazo.
Os ativos circulantes devem ser registrados em seu balanço, pois são um indicador importante do desempenho financeiro de sua empresa.
Ativos não circulantes
Um ativo não circulante é um ativo que não pode ser convertido em dinheiro dentro de um ano ou menos. Eles são normalmente usados para financiar operações de longo prazo e incluem coisas como propriedades, equipamentos e ações de outras empresas.
Manter ativos não circulantes é importante porque permitirá que você expanda seus negócios a longo prazo. Eles podem fornecer um fluxo constante de renda e geralmente são mais valiosos do que os ativos circulantes.
Os ativos não circulantes devem ser registrados em seu balanço corretamente de acordo com seu tipo e valor. Eles devem representar uma grande proporção do portfólio total de ativos de sua empresa – normalmente mais de 50% – porque é importante que você invista a longo prazo.
Ativos Físicos
Um ativo físico é um ativo que tem uma forma física e pode ser visto, tocado ou segurado. Eles incluem coisas como edifícios, veículos e equipamentos. Os ativos físicos são importantes porque muitos deles têm uma longa vida útil e podem valer mais do que o custo de comprá-los ou alugá-los.
Os ativos físicos devem ser registrados em seu balanço de acordo com seu tipo e valor. Eles geralmente são ativos não circulantes porque não precisarão ser substituídos no curto prazo, mas nem sempre é o caso, por isso é importante que você verifique se ele realmente se enquadra nessa classificação.
Os ativos físicos devem constituir uma grande proporção do portfólio total de ativos de sua empresa, porque geralmente mantêm seu valor.
Ativos intangíveis
Um ativo intangível é um ativo que não possui forma física e não pode ser visto, tocado ou segurado. Eles incluem itens como marcas registradas, direitos autorais e licenças que podem ser muito valiosos para o seu negócio.
Os ativos intangíveis são importantes porque têm uma longa vida útil e podem gerar um fluxo constante de renda ao longo do tempo, mas é importante que você os registre corretamente antes de usá-los, para que ninguém mais reivindique a propriedade deles.
Os ativos intangíveis devem constituir uma grande proporção do portfólio total de ativos de sua empresa, porque geralmente mantêm seu valor melhor do que outros tipos de ativos.
Ao registrar ativos intangíveis em seu Balanço Patrimonial, é importante que você inclua todos os seus custos para que sejam valorizados corretamente. Por exemplo, se você tiver uma licença de software, isso custará dinheiro, mas também pode exigir pagamentos contínuos para continuar usando o produto, que também precisa ser incluído.
Ativos Operacionais
Um ativo operacional é um business asset usado para operar seu negócio e gerar receita. Eles incluem coisas como dinheiro, contas a receber e estoque. Dependendo do seu setor, eles também podem incluir coisas como máquinas, ferramentas e equipamentos de escritório.
Os ativos operacionais são importantes porque fornecem um amortecedor entre seus passivos circulantes (o dinheiro que você deve aos outros) e seus ativos circulantes (o dinheiro que você possui).
Os ativos operacionais devem ser registrados em seu balanço de acordo com seu tipo e valor. Como eles são cruciais para o seu negócio, eles devem constituir uma proporção bastante grande de seu portfólio total de ativos.
Ativos não operacionais
Um ativo não operacional é um business asset não usado para operar seus negócios e gerar receita, como ações ou títulos. Os ativos não operacionais são importantes porque fornecem liquidez quando não há dinheiro vindo de clientes que compraram seus produtos ou serviços.
Os ativos não operacionais são normalmente ativos de curto prazo, o que significa que precisarão ser substituídos em um futuro próximo, por isso é importante que você os acompanhe. Ao escolher ativos não operacionais, certifique-se de entender o que são e como funcionam, pois sempre há uma chance de que eles percam dinheiro em vez de ganhá-lo.
Leia também::: Avaliação de ativos para desmobilização de imóveis
Mantenha o controle do business asset da sua empresa em dia
Como viu, conhecer os principais tipos de business asset e lançá-los corretamente em seu balanço patrimonial é de fundamental importância para o sucesso da sua empresa.
Para evitar erros de lançamento, contar com uma empresa que seja especialista em avaliação de ativos pode ser um grande diferencial. Aqui na RRK Soluções Patrimoniais temos uma equipe altamente qualificada e que pode te ajudar na identificação de cada business asset do seu negócio e fazer o devido lançamento.
Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é business asset e sua importância para seu negócio. E para contar com os serviços da RRK Soluções Patrimoniais na sua empresa, basta clicar aqui e já conversar com nossa equipe de consultores!
Deixe um comentário