Fusão de empresas: o que é? Confira exemplos
Fusão de empresas: o que é? Confira exemplos
O mundo dos negócios está sempre evoluindo. Mudanças nas necessidades do consumidor, a economia e as estratégias de negócios podem levar a transformações e exigir a fusão de empresas.
Uma maneira de pequenas empresas trabalharem para reduzir custos ou lançar novos produtos ou serviços é fundir-se com outra empresa. Definir uma fusão pode incluir várias coisas. Essa definição afeta a estrutura de negócios e como é vista por lei.
Por exemplo, de acordo com o artigo 228 da lei 6404, conhecida como lei das Sociedades por Ações, define a fusão como uma forma de reorganização empresarial, na qual “se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações”.
Para você compreender melhor o que é a fusão de empresas, preparamos este artigo. Confira e tire suas dúvidas!
O que é fusão de empresas?
Uma fusão de empresas é um acordo que une dois negócios existentes em uma nova empresa. Existem vários tipos de fusões e também vários motivos pelos quais os empresários concluem essa união.
Fusões e aquisições são comumente feitas para expandir o alcance de uma empresa, expandir para novos segmentos ou ganhar participação de mercado. Tudo isso é feito para aumentar o valor do acionista ou dos empresários.
As empresas que concordam em se unir são geralmente parecidas em termos de tamanho, clientes, escala de operações, entre outros. Por esse motivo, o termo ” fusão de iguais ” às vezes é usado. Aquisições, diferentemente de fusões, são geralmente não voluntárias, e envolvem uma empresa que compra ativamente outra.
Tipos de Fusões
Existem cinco tipos de fusão de empresas, que variam conforme o tipo de negócio. Elas são:
Conglomerado
Trata-se de uma fusão entre duas ou mais empresas envolvidas em atividades comerciais não relacionadas. As empresas podem operar em diferentes setores ou em diferentes regiões geográficas. Um conglomerado puro envolve duas empresas que não têm nada em comum. Um conglomerado misto, por outro lado, ocorre entre organizações que, enquanto operam em atividades comerciais não relacionadas, estão realmente tentando obter extensões de produto ou mercado por meio da fusão.
Congenérico
Uma fusão congenérica também é conhecida como fusão de extensão de produto. Nesse tipo, é uma combinação de duas ou mais empresas que operam no mesmo mercado ou setor com fatores sobrepostos, como tecnologia, marketing, processos de produção e pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Uma fusão de extensão de produto é alcançada quando uma nova linha de produtos de uma empresa é adicionada a uma linha de produtos existente da outra empresa. Quando duas empresas se tornam uma em uma extensão de produto, elas podem obter acesso a um grupo maior de consumidores e, portanto, uma maior participação de mercado.
Extensão do mercado
Esse tipo de fusão ocorre entre empresas que vendem os mesmos produtos, mas competem em diferentes mercados. As empresas que se envolvem em uma fusão de extensão de mercado procuram obter acesso a um mercado maior e, portanto, a uma maior base de clientes.
Horizontal
Uma fusão horizontal ocorre entre empresas que operam no mesmo setor. A fusão normalmente faz parte da consolidação entre dois ou mais concorrentes que oferecem os mesmos produtos ou serviços. Tais fusões são comuns em setores com menos empresas, e o objetivo é criar um negócio maior com maior participação de mercado e economias de escala, uma vez que a concorrência entre menos empresas tende a ser maior.
Vertical
Uma fusão vertical ocorre quando duas empresas que operam em níveis diferentes na cadeia de suprimentos do mesmo setor combinam suas operações. Tais fusões são realizadas para aumentar as sinergias obtidas através da redução de custos resultante da fusão com uma ou mais empresas fornecedoras.
Exemplos de fusão de empresas
A Universidade de Rasmussen, na Inglaterra, reuniu uma lista de fusões com e sem êxito. No topo estava a fusão Disney-Pixar. A Disney era conhecida por seus filmes familiares clássicos e parques temáticos. A Pixar era uma empresa de animação pequena mas inovadora. Juntos, os dois produziram filmes como “Toy Story”. No outro extremo do espectro estava a fusão da AOL / Time Warner. A intenção era combinar os negócios de televisão e Internet em uma empresa de alta tecnologia. O problema era que a AOL já estava perdendo rapidamente participação de mercado. A fusão foi posteriormente dissolvida quando as ações da empresa perderam mais de 80% de seu valor.
Outro exemplo é a Exxon-Mobil. Trata-se de fusão horizontal, na qual duas empresas que costumavam competir com produtos similares se reúnem. Outro tipo é uma fusão vertical, quando duas empresas cujos negócios se complementam se fundem. Um engarrafador que se funde com uma empresa de refrigerantes é um exemplo. Um conglomerado é uma fusão de duas empresas com dois produtos completamente diferentes, como a fornecedora de artigos de luxo Louis Vuitton que se funde com a fabricante de bebidas finas Moet e Chandon.
Razões para unir forças
A principal razão pela qual as empresas se fundem é economizar nos custos de produção, principalmente em uma fusão de ex-concorrentes. Uma fusão também pode gerar capital para entrar nos mercados ou lançar produtos que as empresas não seriam capazes de fazer como entidades separadas. Além disso, as empresas podem possuir boas práticas complementares e conhecimento técnico que facilitam a competição no mercado.
Agora que você entende o que é fusão de empresas, e como elas podem ser vantajosas em determinadas situações, confira também o artigo que preparamos sobre como calcular o valor da sua empresa. Esse pode ser o primeiro passo para quem pensa em fusão! Boa leitura!
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