Importância de um mapa de risco

Importância de um mapa de risco

5 minutos
Novidades

A gestão de riscos é um processo dedicado a identificar riscos dentro de um negócio e desenvolver procedimentos para mitigá-los ou eliminá-los. Chamado de mapa de risco, ele é um sistema bastante eficaz, é também obrigatório nas empresas.

Ele permite que os riscos de cada ambiente da empresa possam ser facilmente visualizados por meio de uma placa indicativa. Para gestores, a adoção do mapa de risco também permite que eles possam ser minimizados.

No artigo abaixo, explicamos o que é o mapa de risco e qual sua importância dentro de uma empresa. Confira!

O que é o mapa de risco?

Essencialmente, um mapeamento de risco é uma listagem de todos os riscos relevantes que podem afetar a empresa.

Nesse modelo, cada risco individual é colocado em um espaço bidimensional, considerando impacto e probabilidade de ocorrência. 

A criação do mapa de risco segue a Norma Regulamentadora 5 (NR 5). Ela determina que cabe à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) a tarefa de elaborar o mapa.

Sua criação segue o modelo estabelecido pelo Ministério do Trabalho, que considera os riscos os separando em tamanho do círculo e cor, que podem ser:

  • Pequeno
  • Médio
  • Grande

E as cores são:

  • Verde: riscos físicos — ruído, vibração, temperatura elevada, radiação, frio, pressão e umidade;
  • Vermelho: riscos químicos — poeira, gás, fumos, névoas, substâncias químicas em geral;
  • Marrom: riscos biológicos — vírus, bactérias, fungos e demais micro-organismos;
  • Amarelo: riscos ergonômicos — postura, esforço e repetição de tarefas;
  • Azul: riscos de acidentes — incêndio, explosão, choque, quedas, fraturas, etc.

Leia também::: Como começar a inovação na gestão empresarial?

Colocando os riscos no mapa

Depois de entender o que significa um mapa de risco e como os círculos representam os riscos, fica claro como um mapa de risco pode ser útil para visualizar o impacto relativo e a probabilidade dos riscos enfrentados por uma empresa. 

O mapa é feito em uma planta baixa ou esboço do local de trabalho, e os riscos são representados por círculos com cores e diâmetros distintos para exibir os locais onde se encontram, o grau de risco e os fatores no ambiente que podem gerar riscos e perigos aos trabalhadores da ocorrência de acidentes.

Por meio do mapa, é possível reduzir acidentes de trabalho e danos à saúde do trabalhador enquanto está na empresa.

O mapa também permite que qualquer pessoa possa visualizar facilmente o grau de risco de cada ambiente, e com isso redobrar sua atenção.

Afinal, assim que definido o mapa, ele é impresso por setor e afixado em locais visíveis, para que todos que frequentam o espaço possam estar ciente dos riscos existentes no local.

Leia também::: Gestão de patrimônio: o que é e como fazer na prática

Conte com apoio profissional

Nos casos onde não há CIPA, a empresa pode contratar pessoal qualificado para a elaboração do mapa de risco, atendendo assim a legislação trabalhista.

Desta forma, é possível determinar os riscos que cada área apresenta, ao mesmo tempo que a gestão pode tomar medidas de forma a evitar acidentes de trabalho.

Aqui na RRK Soluções Patrimoniais temos uma equipe especializada que pode auxiliar sua empresa na elaboração do mapa de risco. Para saber mais, entre em contato!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos começar uma história de sucesso?

Detalhe