Como fazer um inventário de estoque?
Como fazer um inventário de estoque?
Saber como fazer o inventário de estoque ajuda as empresas a identificar quais e quanto de estoque solicitar em que momento. Ele rastreia os itens desde a compra até a venda de mercadorias.
A prática identifica e responde às tendências para garantir que sempre haja estoque suficiente para atender aos pedidos dos clientes e alertar adequadamente sobre uma escassez.
Depois de vendido, o estoque se torna receita. Antes de vender, o estoque (embora relatado como um ativo no balanço patrimonial) empata o dinheiro. Portanto, muito estoque custa dinheiro e reduz o fluxo de caixa.
No artigo abaixo, falamos mais sobre o tema e também como fazer um inventário de estoque. Confira!
O que é estoque?
Estoque é a contabilização de itens, peças de componentes e matérias-primas que uma empresa usa na produção ou vende. Como gestor, você pratica o gerenciamento de estoque para garantir que tenha itens suficientes em mãos e para identificar quando há escassez.
O verbo “inventariar” se refere ao ato de contar ou listar itens. Como termo contábil, o estoque se refere a todo o estoque nas várias etapas de produção e é um ativo circulante.
Ao manter o estoque, varejistas e fabricantes podem continuar a vender ou fabricar itens. O estoque é um ativo importante para a maioria das empresas. No entanto, embora o estoque seja um ativo no balanço patrimonial, muito estoque pode se tornar um passivo prático.
Leia também::: Como fazer controle financeiro empresarial?
A importância do gerenciamento de estoque
O gerenciamento de estoque ajuda as empresas a comprar a quantidade certa de estoque no momento certo. Também chamado de controle de estoque, o processo ajuda a otimizar os níveis de itens, reduz os custos de armazenamento e evita rupturas.
As melhores práticas incluem um gerenciamento cuidadoso de estoque. O negócio que diz “Se você não pode medir, você não pode gerenciar” se aplica aqui. A primeira prática recomendada é rastrear o estoque. Outros incluem:
Transporte de estoque de segurança
Também conhecido como estoque intermediário, esses produtos ajudam a evitar que as empresas fiquem sem materiais ou itens de alta demanda. Depois que as empresas esgotam seu suprimento calculado, o estoque de segurança serve como um backup caso o nível de demanda aumente inesperadamente.
Use um sistema de gerenciamento de inventário
Os sistemas de gerenciamento de inventário baseados em nuvem permitem que as empresas saibam em tempo real onde cada produto estão globalmente. Esses dados ajudam uma organização a ser mais responsiva, atualizada e flexível.
Inicie um programa de contagem cíclica
Economize tempo e dinheiro. Os benefícios da contagem cíclica vão muito além do armazém, mantendo o estoque reconciliado e os clientes satisfeitos.
Use rastreamento de lote
Registre informações associadas a cada lote ou lote de um produto. Algumas empresas registram detalhes precisos, como datas de vencimento que fornecem informações sobre as datas de venda de seus produtos. As empresas que não possuem produtos perecíveis usam o rastreamento de lote para entender os custos de desembarque ou a vida útil de seus produtos.
Leia também::: 5 Tendências para a gestão do ativo imobilizado
Como fazer um inventário de estoque?
O inventário de estoque se refere ao seu produto em todas as fases da produção, desde as matérias-primas até o produto acabado. As empresas que fabricam produtos produzem estoque. O estoque não precisa ser um produto acabado, as empresas também podem vender matérias-primas e exigir controle de estoque para gerenciar as operações.
O ideal é fazer um inventário de estoque em momentos que a empresa está sem operação, ou quando a loja está fechada. Querer fazer o inventário com a empresa em atividade pode distorcer os números e tornar o processo mais difícil.
Outro ponto importante é categorizar os produtos para facilitar o inventário. Isso torna o processo mais eficiente e permite que a contagem se torne mais rápida. Procure categorizar os itens a serem inventariados de acordo com suas características.
Durante o inventário de estoque é também um bom momento para organizá-los. Como será necessário fazer sua contagem, aproveite para que a organização seja colocada em dia e torne mais fácil encontrar qualquer item.
Por fim, padronize os registros. Isso torna mais fácil sua leitura e também uma futura busca por informações. Além disso, é fundamental que os registros sejam os mais completos possíveis, ou seja, que contem com o máximo de informações sobre os itens do inventário. Dessa maneira, é possível garantir que a gestão tenha acesso a informações de todo o tipo assim que forem necessárias.
Aplique na sua empresa
Como você viu, mais que saber como fazer um inventário de estoque, é importante que esse processo seja realizado com certa frequência, variando conforme o giro de itens na sua empresa. Isso dará maior controle sobre seus bens e permitirá identificar mais rapidamente qualquer furo que possa existir.
E ter um inventário do estoque também é de fundamental importância para um controle de ativos da sua empresa. Isso garantirá que seu controle patrimonial estará em dia e não haverá surpresas no seu balanço.
Espero que tenha gostado do artigo sobre como fazer um inventário de estoque. E já recomendamos a leitura do artigo “Como funciona o controle de bens patrimoniais da empresa?”. Temos certeza que também lhe será muito útil.
Deixe um comentário