O que é e como funciona o teste de Impairment (CPC 01)?
O que é e como funciona o teste de Impairment (CPC 01)?

Dentro das Normas Contábeis Brasileiras, a CP01 trata sobre o teste de Impairment, que basicamente refere-se à redução do valor recuperável de um ativo. E tal medição tem valor fundamental no Balanço Patrimonial.
A contabilidade nada mais é do que um sistema de registro e controle das operações econômicas de uma empresa. Este sistema permite a análise de uma empresa através das suas demonstrações financeiras.
Para este efeito, existem normas comuns em vigor, como as Normas Contábeis Brasileiras, que regem a forma como estes dados são relatados. Geralmente, todas as empresas seguem tais normas.
Uma das normas que precisam ser seguidas para um correto balanço patrimonial é o Teste de Impairment, sobre o qual preparamos o artigo abaixo. Para conferir, é só prosseguir com a leitura!
A redução do valor recuperável de ativos
Redução ao valor recuperável é a perda estimada de valor de um ativo. Existem certas circunstâncias que reduzem o valor de um ativo que uma empresa adquiriu até que seja depreciado totalmente.
A redução ao valor recuperável reflete como, na contabilidade, muitas vezes é difícil recuperar o valor total do ativo.
A imparidade de ativos é regulamentada na norma CPC 01. Norma que se aplica a todos os ativos, exceto aqueles que possuem regras específicas de regulamentação.
De acordo com a legislação, por meio da Lei 11.638/07, têm a obrigatoriedade de realizar o Teste de Impairment as sociedades de grande porte que no exercício anterior tiveram ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões.
Também é necessário a verificação do valor recuperável ativos quando:
- Existir obsolescência, reestruturação ou venda parcial de ativos
- A empresa apresentou desempenho econômico pior do que esperado, ou seja, não atingiu as metas definidas no planejamento estratégico e orçamento empresarial. Para esse caso, o Teste de Impairment terá o objetivo de estimar o valor recuperável da perda
- Existir liquidação da empresa
- Se verificar a depreciação acelerada de bens
- Ter que realizar ajustes no Balanço Patrimonial após verificar uma redução no valor recuperável de ativos
Leia também::: Laudo de avaliação patrimonial de imóveis: tudo que você precisa saber
Como se determina o valor recuperável de um ativo?
Tanto a resolução do CPC 01 quanto às regulamentações internacionais (IAS 36) definem o valor recuperável como o maior dos seguintes:
- Valor justo de um ativo (menos o custo de venda)
- Valor em uso
Entendemos que o valor justo é equivalente ao valor de mercado de um ativo. O valor que um terceiro estaria disposto a entregar pelo ativo, em condições normais de mercado.
Já o valor de uso refere-se a fatores internos ou específicos da empresa. O valor presente dos fluxos de caixa futuros esperados, em condições normais de mercado.
Os fluxos de caixa futuros são calculados estimando as projeções com entradas e saídas do uso do ativo. Normalmente, o cálculo é projetado ao longo da vida do ativo, aplicando uma taxa de desconto adequada.
Essa taxa de desconto levará em consideração o valor do dinheiro no tempo e os riscos específicos relacionados ao ativo.
É um método semelhante ao aplicado para a avaliação de uma empresa pelo desconto dos fluxos de caixa.
Como a redução do valor recuperável de um ativo é refletida?
Uma vez realizado o teste de redução ao valor recuperável, a empresa deve registrar uma perda na demonstração do resultado.
Uma vez reconhecida a perda por redução ao valor recuperável, a empresa deve ajustar a amortização dos períodos seguintes.
Por vezes, o teste de impairment registado num período pode estar sujeito a alterações, o que se denomina reversão da imparidade. Essas reversões são registradas como receita na demonstração do resultado.
Leia também::: A importância da auditoria financeira nas empresas
Tenha uma empresa especialista
Os ativos adquiridos pelas empresas mudam ao longo de suas vidas e às vezes requerem uma redução no valor.
Para que as demonstrações financeiras representem a verdadeira situação de uma empresa, as empresas devem analisar continuamente o valor de seus ativos.
Ao mesmo tempo que detecta quando existe imparidade e, em seguida, diminui e registra o valor dos ativos.
O teste impairment é uma análise que deve ser realizada pelas empresas para que seus ativos reflitam o seu verdadeiro valor.
O teste pode ser complexo e demorado. Porém, é importante que os envolvidos que estão preparando o laudo tenham acesso ao conjunto de habilidades necessário para concluir uma análise completa.
Nesse sentido, contar com uma equipe altamente qualificada como da RRK Soluções Patrimoniais pode ser um grande diferencial. Nossos técnicos têm experiência na preparação de laudos de impairment ao valor recuperável e podem auxiliar nessas questões em sua empresa.
Portanto, caso precise realizar um laudo de impairment em sua empresa, conte com a RRK Soluções Contábeis. É só entrar em contato!
Deixe um comentário