Qual é a importância do inventário patrimonial e como fazer?

Qual é a importância do inventário patrimonial e como fazer?

5 minutos
Controle Patrimonial

Você sabe qual a importância de um inventário patrimonial? Ele pode ajudar sua empresa a melhorar a produtividade, economizar tempo e aumentar o ROI. 

Afinal, você precisa saber onde seus ativos estão a qualquer momento, e rastreá-los por meio de um inventário patrimonial é uma ótima maneira de ajudá-lo a fazer exatamente isso.

Para explicar de forma detalhada qual a importância do inventário patrimonial, e também como fazer um, preparamos o artigo abaixo e que você pode conferir agora mesmo!

O que é um inventário patrimonial?

Seus ativos são vitais para o sucesso do seu negócio. Se você possui propriedades, equipamentos, máquinas, móveis, utensílios, itens de TI  ou frotas, sua empresa tem muitos investimentos para acompanhar a qualquer momento. 

Perder o controle de qualquer um desses ativos pode custar muito caro. Quando você mantém um inventário patrimonial, está protegendo seus investimentos contra danos e a chance de serem perdidos.

Embora possa parecer difícil perder um grande investimento, isso acontece com mais frequência do que você pensa. 

Na maioria das vezes, esses investimentos não são realmente perdidos, mas simplesmente mal colocados. Quando as empresas não têm um sistema para controlar os ativos, é fácil que itens individuais passem despercebidos. 

Se você não usar esses ativos regularmente, um funcionário poderá colocá-los em um local não intuitivo, dificultando a localização posterior.

Leia também::: Avaliação de ativo imobilizado: conheça as vantagens de contar com a RRK

A importância do inventário patrimonial

No entanto, manter um inventário patrimonial ajudará a evitar esse problema. Ter um banco de dados central com informações sobre seus equipamentos, ferramentas e investimentos pode ajudá-lo a acompanhar a localização dos ativos em tempo real. 

Esse tipo de banco de dados também pode ajudá-lo a rastrear o ciclo de vida dos ativos, registros de manutenção e ordens de serviço. Essas informações ajudarão sua empresa a tomar decisões mais informadas quando chegar a hora de investir em novos ativos.

Quando seus funcionários podem procurar localizações de ativos em um piscar de olhos, eles reduzirão bastante o tempo gasto procurando equipamentos ou tentando rastrear alguém que sabe o que está procurando. 

Eles podem usar esse tempo para trabalhar nas solicitações dos clientes ou concluir outras tarefas administrativas importantes, maximizando os ganhos do seu negócio.

Um inventário de ativos também ajudará sua empresa a aumentar o ROI geral. Ser capaz de localizar um ativo rapidamente o torna mais equipado para fazer o trabalho que gera dinheiro diretamente. 

Outro ponto refere-se a correta contabilização dos ativos e, consequentemente, evitando problemas com o cálculo de depreciação. 

Por fim, pode-se dizer que a correta gestão do ativo imobilizado e a realização de inventários periódicos irão beneficiar sua empresa, ajudar em questões gerenciais e evitar problemas com a Receita Federal ou a Auditoria. 

Como fazer o inventário patrimonial?

O inventário patrimonial auxilia no controle do ativo imobilizado da empresa, tais como máquinas, equipamentos, veículos, entre outros.

Para isso, é feita uma ampla lista com todos os ativos pertencentes à empresa, que serão identificados, detalhados, fotografados e emplaquetados. Nessa listagem deverão constar:

  • categoria do item
  • data da compra
  • valor pago
  • vida útil em anos
  • depreciação
  • valor atual
  • estado de conservação
  • responsável
  • área do responsável
  • local de armazenamento
  • modelo
  • número de série

Tais dados são de fundamental importância para saber exatamente quais os bens que a empresa possui, seu valor, estado de conservação e vida útil. 

Informações como responsável, local de armazenamento, entre outros, auxilia no processo de auditoria para identificação e confirmação de cada item.

Concluído o cadastramento de todos os bens, será feita a conciliação contábil, quando é verificada a existência física dos bens contabilizados, e se estão de fato operacionalmente ativos.

Leia também::: O que é patrimônio líquido e como calcular?

Tenha um especialista ao seu lado

A melhor forma de fazer o inventário patrimonial é contar com um especialista ao seu lado. Dessa forma, garantirá que tudo saiu como o planejado e não terá problemas com a falta de informações ou esquecimento de algum ativo.

Aqui na RRK Soluções Patrimoniais somos especialistas em inventários patrimoniais, auxiliando as empresas a ter o total controle sobre o seu patrimônio, de forma prática, rápida e segura.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre a importância do inventário patrimonial e como ele é feito. E para contar com a RRK ao seu lado, basta clicar aqui!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos começar uma história de sucesso?

Detalhe