Metodologias para avaliação de uma pequena empresa

Metodologias para avaliação de uma pequena empresa

5 minutos
Avaliação de Empresas

Solicitar um financiamento, fazer um empréstimo para pequenas empresas, ou mesmo transferir propriedade. Todo evento financeiro na vida de um negócio exige alguma maneira fazer uma avaliação de uma pequena empresa.

Onde quer que você esteja no ciclo de vida do seu empreendimento, convém saber como valorizá-lo mais cedo ou mais tarde. Fazer isso ajudará você a determinar com precisão como atrair investidores e captar recursos, ou precificar sua empresa para encontrar o comprador certo.

Para saber como fazer uma avaliação de uma pequena empresa, preparamos um artigo que te ensinará a fazer isso. Confira!

O que fazer se você planeja vender sua empresa

Se você procura seriamente um comprador para sua empresa, lembre-se do impacto que a venda terá sobre seus funcionários. Nos estágios exploratórios, é uma boa ideia manter as coisas em sigilo. Mesmo se você estiver comprometido em garantir que seus funcionários sejam atendidos, as notícias que você planeja vender sua empresa provavelmente impactará o ambiente de trabalho.

Portanto, mesmo antes de começar a avaliar seus negócios, decida quanta informação compartilhar com seus funcionários. Dependendo da sua equipe e da sua abordagem de gerenciamento, você pode optar por incluir todos no processo — e se você não administrar pessoalmente as finanças e os registros fiscais de sua empresa, há uma boa chance de seus funcionários se envolverem.

Nesse caso, convém considerar um contrato de não divulgação. Lembre-se também de que as parcerias e os clientes de sua empresa serão afetados quando sua empresa for vendida. Embora uma venda possa estar distante no futuro, esses relacionamentos começarão a mudar assim que você anunciar planos de vender sua empresa.

Avaliação de uma pequena empresa

O próximo passo é fazer a avaliação de uma pequena empresa, também chamado de Valor Mais Provável de Venda, ou VMPV. Ele irá auxiliar a determinar o valor de mercado e quanto de dinheiro você pode receber por ela para isso, o ideal é seguir as seguintes dicas:

#1. Registre o valor dos ativos

Adicione o valor de tudo o que a empresa possui, incluindo todos os equipamentos e inventário. Além disso, subtraia quaisquer dívidas ou passivos. O valor do balanço da empresa é pelo menos um ponto de partida para determinar o valor da empresa. Mas o negócio provavelmente vale muito mais do que seus ativos líquidos. Quanta receita e ganhos você pode esperar?

#2. Baseie-se em receita

Quanto a empresa gera em vendas anuais? Calcule isso e determine, com a ajuda de um especialista na área, quanto um negócio típico em seu setor pode valer para um determinado nível de vendas. Por exemplo, normalmente pode ser cerca de duas vezes as vendas.

#3. Use múltiplos ganhos

Uma medida mais relevante é provavelmente um múltiplo dos ganhos da empresa ou a relação preço / lucro. Estime os ganhos da empresa para os próximos anos. Se um índice de Relação de Preços for 15 e os ganhos projetados forem de R$ 200.000 por ano, os negócios valerão R$ 3 milhões.

#4. Faça uma análise do fluxo de caixa 

A análise do fluxo de caixa descontado é uma fórmula complexa que analisa o fluxo de caixa anual da empresa e o projeta no futuro e, em seguida, desconta o valor do fluxo de caixa futuro para hoje, usando um cálculo do “valor presente líquido”. 

#5. Vá além das fórmulas financeiras

Não basta basear sua avaliação do valor da empresa apenas em números. Considere o valor do seu negócio com base na localização geográfica do seu imóvel. Além disso, considere seu potencial valor estratégico para um possível adquirente se houver sinergias de negócios.

Conte com a ajuda de profissionais

Quer você esteja avaliando sua empresa para se preparar para uma venda ou não, ter um número preciso em mãos só pode ser positivo. Quando estiver confiante em sua avaliação de uma pequena empresa, poderá mobilizar seu conhecimento sobre seus ativos e ganhos para fazer melhorias decisivas ou mudanças necessárias.

Não importa onde você esteja no ciclo de vida de sua empresa, aprender como determinar o valor de um negócio é uma ótima maneira de entender melhor as finanças e os ativos de sua própria empresa no contexto do seu setor. Além disso, conhecer a avaliação de uma pequena empresa pode ajudá-lo a navegar por quaisquer reviravoltas inesperadas do mercado ou ofertas de entrada.

E como você viu, fazer essa avaliação não é uma tarefa tão simples. Por isso, sempre que necessário conte com o auxílio de profissionais da área. Aqui na RRK Soluções Patrimoniais temos um time completo que pode lhe ajudar em todo o processo.

Se gostou de nosso artigo sobre avaliação de uma pequena empresa, confira também o artigo que preparamos sobre como realizar um inventário e ativos do seu negócio. Ele será útil para a sua gestão! Boa leitura!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos começar uma história de sucesso?

Detalhe