O que é a gestão de ativos segundo a norma ISO 55000?
O que é a gestão de ativos segundo a norma ISO 55000?
A ISO 55.000 deixa claro que a gestão de ativos não é tarefa de uma área ou unidade específica de uma empresa.
Ao contrário, destaca a importância de todas as áreas/unidades/departamentos da organização trabalharem de forma alinhada para garantir que as informações trafeguem entre os mesmos estágios e tenham uma única versão da verdade.
Para detalhar como isso funciona, e como a gestão de ativos dentro da norma ISO 55000 é importante, confira o artigo que compartilhamos abaixo!
O que é o padrão de gerenciamento de ativos ISO 55000?
Em 2014, o padrão ISO 55000 foi promulgado pela International Organization for Standardization (ISO) e é a base para os padrões ISO 55001 e 55002, que indicam os requisitos de qualquer sistema de gestão de ativos e as diretrizes para sua aplicação, respectivamente.
Esses padrões são uma compilação de práticas comuns que estabelecem as bases a partir das quais se desenvolve uma gestão de ativos de negócios ideal, independentemente do tipo e tamanho de uma empresa. A norma ISO 55000 busca gerenciar tudo relacionado à vida útil dos ativos de uma organização
Ser certificado por esta norma não só otimiza a gestão de ativos e favorece a produtividade de uma empresa, como também permite que ela seja homologada em escala global, evidenciando sua capacidade de redução de riscos.
Leia também::: Sua empresa já tem um sistema de gestão patrimonial?
Quais são os benefícios do padrão ISO 55001?
Um sistema de gerenciamento de ativos fornece uma abordagem estruturada de melhores práticas para gerenciar o ciclo de vida dos ativos.
- Riscos reduzidos associados à propriedade de ativos – de custos de manutenção desnecessários e ineficiência à prevenção de acidentes (por exemplo, explosões em usinas de gás)
- Garantia de qualidade aprimorada para clientes/reguladores – onde os ativos desempenham um papel fundamental no fornecimento e qualidade de produtos e serviços
- Aquisição de novos negócios – as partes interessadas ganham confiança sabendo que existe uma estratégia para garantir que os ativos atendam aos requisitos necessários de segurança e desempenho
- Apoia o crescimento dos negócios internacionais – demonstrando que os requisitos de um sistema de gestão de ativos reconhecido internacionalmente estão sendo atendidos
A tecnologia como uma aliada
Uma correta aplicação dos padrões ISO 55000 leva ao alcance dos objetivos estratégicos da organização e à melhoria contínua na criação de valor na execução, gerenciando custos, desempenho e riscos de maneira otimizada.
Para isso, é fundamental contar com um software de manutenção de ativos que esteja em conformidade com a ISO 55000, pois a norma exige o uso preciso e consistente de dados de todas as áreas relacionadas, a fim de obter informações fundamentais para a tomada de decisões.
A oferta de plataformas digitais criadas com base nos parâmetros da norma ISO 55000 é variada, pelo que um fator diferenciador é a sua usabilidade e a possibilidade de interligação com outro software interno, por exemplo, um ERP.
Como obter a certificação da ISO 55000?
Para isso, o primeiro passo é conhecer os ativos que estão em posse da empresa no momento. Portanto, um inventário é uma boa ideia.
Posteriormente, será necessário definir objetivos e metas para a gestão de ativos e capacitar o pessoal. Também deverão ser adquiridos os recursos necessários para a implementação, como softwares ou outras tecnologias.
Além disso, todo o processo pode ser acompanhado por uma consultoria especializada ou realizado pelo próprio pessoal da empresa, desde que tenham o devido conhecimento. Por fim, após implementar todos os passos, a empresa pode procurar as certificadoras.
Leia também::: Quais os riscos de erros nas avaliações de ativos?
Como a RRK Soluções Patrimoniais pode ajudar?
A RRK Soluções Patrimoniais é especialista na gestão de ativos e pode auxiliar sua empresa no gerenciamento de todos os ativos do seu negócio. Isso é fundamental para a conquista da certificação da ISO 55000 e com isso obter melhor respaldo nacional e internacionalmente.
Além disso, contamos com a solução completa RRK Tech, que permite que toda a gestão de ativos possa ter a tecnologia como aliada, usando para isso diversas ferramentas inovadoras no processo.
O resultado é uma gestão de ativos ainda mais completa, ágil e precisa – fatores fundamentais para a certificação ISO. Além disso, sua empresa ganha em confiabilidade para seu balanço patrimonial.
Por fim, espero que tenha compreendido o que é a gestão de ativos segundo a norma ISO 55000 e, para contar com os serviços da RRK na sua empresa, clique aqui e converse com nossos consultores!
Deixe um comentário