O que é e como funciona a compra de ativos para empresa?

O que é e como funciona a compra de ativos para empresa?

5 minutos
Avaliação de Ativos

Toda empresa deseja crescer. E nesse projeto, saber como funciona a compra de ativos pode ser um grande diferencial para qualquer negócio.

 

Os ativos, também conhecidos como ativos fixos, correspondem ao patrimônio da empresa. E quanto mais ativos ela tem, mais patrimônio também terá. E como consequência desse projeto, ela passa a ter maior valor de mercado.

 

Para explicar o que é e como funciona a compra de ativos para empresa, preparamos o artigo a seguir repleto de informações para você. Vamos conferir?

 

O que é um ativo?

Primeiro, vamos explicar o que é um ativo. Eles são recursos pertencentes a uma empresa como resultado de operações financeiras. Podem ser:

 

  • Dinheiro
  • Contas recebíveis
  • Inventário
  • Terrenos
  • Edifícios
  • Equipamentos
  • Máquinas
  • Móveis
  • Entre outros

 

E eles podem ser divididos em ativos circulante, não circulante, financeiro, e imobilizado.

 

Em geral, os donos de pequenos negócios consideram apenas a receita ao avaliar o valor do seu negócio. Porém, é necessário também compreender qual o valor do ativo (edifícios, móveis, equipamentos de escritório, máquinas, etc), para ter ideia do valor real da empresa. 

 

Leia também::: Quero vender minha empresa como calcular?

 

Como comprar ativos?

Quando uma empresa precisa comprar uma nova máquina, um novo mobiliário para o escritório, ou mesmo um novo veículo, dizemos que a empresa está fazendo a compra de um ativo. 

 

Para isso, ela pode optar em comprar o ativo diretamente, com pagamento à vista, ou então fazer uma compra a prazo. No segundo caso, a compra pode ser parcelada diretamente com o fornecedor, ou então se contratada uma operação de crédito junto a uma instituição bancária.

 

É claro que quando o valor é financiado, ou mesmo no caso de parcelamento do valor junto ao fornecedor, haverá incidência de juros sobre as parcelas. Dessa forma, ao final do pagamento, ele terá um custo maior que se comprado à vista.

 

Outra opção é o chamado leasing, ou “arrendamento mercantil” ou “locação financeira”. Essa é uma operação que é bastante parecida com um aluguel, no qual é pago um valor mensal pelo uso do ativo, que fica à disposição da empresa, mas a propriedade segue sendo do arrendador. 

 

Ao final do contrato de leasing, o proprietário terá a opção de adquirir o bem por um valor pré-determinado (chamado de valor residual). Caso resolva não comprar, o item retorna ao fornecedor.

 

Quais as vantagens?

Como explicamos no início, a compra de ativos tem suas vantagens para a empresa. A principal delas é que ajuda a aumentar a capacidade produtiva e o valor patrimonial do negócio, que passa a ter mais ativos sob sua propriedade.

 

Porém, cada dia mais surgem opções mais vantajosas e economicamente viáveis. Por exemplo, a locação de veículos para a empresa pode ser uma alternativa nos casos em que o veículo não é utilizado com tanta frequência. Ao invés de investir em um carro que passará grande parte do tempo parado, talvez seja mais interessante apenas locar um veículo nos dias em que ele será necessário.

 

O mesmo vale para mobiliário. Se sua empresa fará uma operação específica, não vale a pena comprar o mobiliário e equipamentos de informática. Talvez, apenas a locação seja muito mais viável. Mas claro que tudo deve ser avaliado, analisando sempre os prós e contras de cada operação.

 

Outro ponto a se considerar é que ao comprar um ativo diretamente, a empresa poderá comprometer seu capital de giro, tornando mais difícil outras operações, como compra de estoque, materiais de consumo, entre outros. Aí entra em cena a possibilidade de parcelar a compra do ativo, recorrer a um financiamento ou mesmo ao leasing.

 

Tudo sempre deve ser considerado, avaliando as melhores opções de mercado, qual apresenta menor taxa de juros, e se sua empresa precisa realmente adquirir determinado ativo. Caso a resposta seja sim, fique sempre atento à incorporação daquele ativo à sua empresa.

 

Leia também::: Por que fazer o inventário patrimonial da sua empresa?

 

Tenha apoio profissional

Como fica claro, a compra de ativo para empresa é uma ação que precisa sempre ser bem planejada. Afinal de contas, uma compra impulsiva pode colocar em risco o capital de giro da empresa, ou então representar gastos extras com juros.

 

Além disso, a mera compra de um bem que não agregará à operação da empresa pode representar um prejuízo futuro. Por exemplo, uma máquina que não tem utilidade, quando for revendida já terá um preço menor em função da sua depreciação.

 

Espero que tenha compreendido o que é e como funciona a compra de ativo para empresa. E caso precise de apoio profissional para o controle dos ativos em seu negócio, conte com a RRK Soluções Patrimoniais. É só entrar em contato e conferir como podemos ajudar você e sua empresa!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos começar uma história de sucesso?

Detalhe