O que é e qual a importância de um avaliador?
O que é e qual a importância de um avaliador?
Muitos empresários acham que podem determinar o valor dos seus ativos, baseando-se apenas em sua experiência. Na verdade, isso pode ser um grande erro e o melhor é sempre contar com um avaliador.
Afinal, a avaliação de um bem móvel ou imóvel requer conhecimento técnico e, dependendo de qual o objetivo, seguir algumas regulamentações específicas para que a avaliação tenha validade legal.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é e qual a importância de um avaliador, confira o artigo que preparamos abaixo!
O que é um avaliador?
Um avaliador pode ser definido como um profissional especialista em um campo, no qual pode realizar a avaliação de um bem, seja ele imóvel ou móvel.
O objetivo da avaliação é estabelecer o valor de um ativo de forma justificada, seguindo critérios previamente estabelecidos e desenvolvendo uma metodologia adequada para a finalidade proposta.
As avaliações estão sujeitas às normas legais que estabelecem os critérios e a metodologia para sua realização, bem como estabelecem quais profissionais estão habilitados para realizá-las.
Ou seja, para se chegar ao valor de um ativo, mais que “achismo”, é preciso seguir uma série de referências, para garantir que o valor de avaliação seja realmente o mais próximo do real.
Leia também::: Como funciona o Laudo de Avaliação de Imóvel?
Quando preciso de um avaliador?
Existem muitas situações que podem exigir uma avaliação de negócios, incluindo:
Compra e venda de negócios
Antes de vender um negócio, muitos empresários fazem uma avaliação. Para um negócio em andamento, pode haver a necessidade de um avaliador em situação de compra e venda, onde um dos proprietários deixa a empresa.
Imóveis
Dentro de uma empresa, pode haver momentos em que um avaliador seja necessário para avaliar imóveis, para venda ou compra. Nesse caso, é necessário um avaliador de imóveis.
Disputas comerciais
Os avaliadores podem ser necessários para avaliar uma empresa dentro do processo de disputas comerciais, como divergências de acionistas ou divórcios em que a propriedade comercial esteja envolvida.
Danos/desastres comerciais
Um avaliador pode ser necessário para avaliar um negócio para fins de seguro, após um desastre ou outro dano à propriedade e ativos.
Falência
O processo de falência empresarial geralmente inclui uma avaliação.
Balanço patrimonial
Um avaliador também pode fazer uma ampla avaliação de todos os ativos de uma empresa, para seu Balanço Patrimonial.
Estes são apenas alguns exemplos. Um empresário pode procurar uma avaliação a qualquer momento.
Tipos de avaliadores
Dado os muitos cenários possíveis para uma avaliação de negócios, há uma variedade de tipos diferentes de avaliadores.
Alguns se especializam em avaliar negócios para venda ou para outros fins. Outros se concentram em propriedade intelectual (patentes, direitos autorais e marcas registradas) e outros ativos intangíveis.
Um avaliador de equipamentos, por outro lado, avalia equipamentos para venda como parte de uma transação comercial.
Por exemplo, se uma empresa deseja um empréstimo e oferece ativos comerciais específicos como garantia para esse empréstimo, um avaliador revisará a condição dos ativos e o valor justo de mercado.
Leia também::: Quero vender minha empresa como calcular?
Conte com a RRK Soluções Patrimoniais
Como viu, um avaliador é um profissional altamente especializado e cuja função é avaliar bens móveis ou imóveis com imparcialidade e confiança. Dessa forma, sua empresa terá em mãos dados sobre o valor real de seus ativos.
Aqui na RRK Soluções Patrimoniais somos especialistas em avaliação patrimonial, permitindo que as empresas possam ter dados confiáveis para sua tomada de decisão.
Esperamos que tenham compreendido qual a importância de um avaliador e, para para mais sobre este tema, confira o artigo “Avaliação de ativo imobilizado: conheça as vantagens de contar com a RRK”.
Deixe um comentário