O que é um Ativo Não Circulante?
O que é um Ativo Não Circulante?
Ao contrário do ativo circulante, o ativo não circulante corresponde a todos aqueles recursos que uma empresa possui que não se efetivam ou se materializam de alguma forma dentro de um ano. Ou seja, os benefícios deles derivados só se tornam líquidos após 12 meses ou mais.
A maioria desses ativos são investimentos de longo prazo e, portanto, as empresas não os têm para pagar ou cumprir suas obrigações imediatas, o que não significa que não sejam importantes para as finanças de nenhum negócio.
Eles têm, só que de uma maneira diferente. E cuidado, não estamos falando apenas de investimentos, compra de ações na bolsa ou outros números. No dia a dia podemos ver ativos não circulantes: um computador, uma van, uma loja e até uma patente.
No artigo que preparamos abaixo, explicamos de forma mais detalhada o que é um ativo não circulante, e qual sua importância para a empresa. Siga a leitura e tire suas dúvidas!
O que é um ativo não circulante?
Um ativo não circulante em uma empresa é qualquer bem com vida útil superior a um ano. Entre suas principais características está a baixa liquidez, pois demanda tempo antes de serem convertidas em caixa.
Embora à primeira vista possam parecer pouco rentáveis para o futuro imediato, são um dos investimentos que qualquer negócio deve fazer a longo prazo.
Quando uma empresa obtém ativos não circulantes, o que está realmente fazendo é um investimento de longo prazo, cujos benefícios serão vistos ao longo do tempo.
O melhor dos exemplos é o local onde se desenvolve a atividade deste negócio, ou a compra de um veículo de entrega.
Leia também::: Quais os benefícios de uma plataforma ERP?
Quais os tipos de ativos não circulantes?
É importante deixar claro também que existem diversos tipos de ativos não circulantes que podem integrar o patrimônio de uma empresa. Os principais são:
Ativos intangíveis
São todos aqueles cujos benefícios não podem ser quantificados fisicamente, mas que não param de produzir desempenho para isso. Um exemplo clássico é a propriedade intelectual exclusiva ou direitos de patente para determinadas marcas.
Imóveis
Refere-se a todos os bens, equipamentos, máquinas, ferramentas e terrenos, entre outros, que fazem parte do negócio e trazem implicitamente lucro ou rentabilidade, embora isso não seja necessariamente avaliado.
O único caso em que os imóveis não fazem parte da categoria de ativos não circulantes é quando a empresa atua no mercado imobiliário, pois nesse caso seu lucro poderia se tornar palpável em um período inferior a um ano e seria um ativo circulante.
Investimentos financeiros de longo prazo
É o tipo de ativo não circulante mais conhecido em todos os setores e áreas de atuação. Muitas empresas costumam adquirir títulos de renda fixa, entradas de capital e ações, entre outros, para rentabilizar a sua atividade ou simplesmente para diversificar o seu capital.
Nesse caso, evita-se a dependência de uma única fonte de lucros e rendimentos. A Bolsa de Valores é um cenário propício para isso, mas lembre-se de apenas investir se tiver conhecimento na área, ou suporte de um especialista.
Ativos circulantes e não circulantes
Como vimos no início, os ativos de uma empresa são divididos em dois e o fator diferencial é a temporalidade para poder torná-la líquida. Por exemplo, o ativo não circulante é o que necessita de prazo superior a um ano para rentabilizar.
Por sua vez, o ativo circulante é constituído por bens e direitos que podem ser liquidados em prazo inferior a um ano.
Ou seja, são elementos que são utilizados no dia-a-dia da empresa: dinheiro no banco, investimentos de curto prazo, mercadorias a serem vendidas, dinheiro em espécie, valores que os clientes ou o fisco devem à empresa, entre outras situações.
Ambos devem constar no Balanço Patrimonial de uma empresa, e por isso é fundamental saber exatamente quais os ativos circulantes e não circulantes em qualquer negócio.
Leia também::: O que é a conciliação de ativos imobilizados?
Mantenha um controle de ativos
Conseguiu compreender o que é um ativo não circulante, e como ele é importante para o Balanço Patrimonial da sua empresa? E deve ter observado também que manter um controle eficiente é o melhor caminho para o sucesso do seu negócio.
Aqui na RRK Soluções Patrimoniais somos especialistas em avaliação de ativos, ajudando as empresas a fazer um levantamento completo de seu patrimônio, melhorando o controle de cada ativo, seja ele circulante ou não circulante.
Portanto, se deseja melhorar o controle no seu negócio, e ter um controle de ativo não circulante mais eficiente, clique aqui e converse com nossa equipe de especialistas!
Deixe um comentário