Qual é a diferença entre recursos materiais e patrimoniais?
Qual é a diferença entre recursos materiais e patrimoniais?
Todo gestor ou gestora de sucesso sabe da importância de administrar eficientemente os recursos materiais e patrimoniais da empresa.
Por recursos materiais entendemos todos os materiais utilizados na produção até o produto final. É, basicamente, a matéria prima + o material em processamento.
O ciclo desse tipo de recurso começa pelo contato com o fornecedor, compra do material, recebimento, transporte interno e acondicionamento, passando pelo transporte durante o processo produtivo, armazenagem como produto acabado e, por fim, a distribuição ao consumidor final.
Já os recursos patrimoniais são entendidos como bens da empresa, como os prédios, equipamentos, máquinas, instalações e veículos.
Tudo começa pela identificação do fornecedor, compra e recebimento do bem, passando pela conservação, manutenção e alienação.
Para que a empresa não tenha problemas, é essencial estar sempre por dentro do estado de conservação dos bens e não atrasar as revisões necessárias.
Daí a importância de fazer vistorias e inventários dos ativos da empresa, de modo a entender quando deve ser feita a manutenção e o tempo de uso desses equipamentos.
Isso contribui para que o negócio tenha lucro e os recursos materiais e patrimoniais possam crescer de forma sustentável.
A RRK atua há mais de 20 anos no ramo de soluções patrimoniais e pode realizar um inventário e avaliação dos ativos da sua empresa. Entre em contato e fale com nossos consultores!
Deixe um comentário