O que são Sistemas de BI?
O que são Sistemas de BI?
Inteligência de negócios é o processo pelo qual as empresas utilizam estratégias e tecnologias para aprimorar a tomada de decisões. Nesse sentido, os sistemas de BI oferecem estratégias para proporcionar vantagem competitiva às empresas.
A importância da inteligência de negócios continua a crescer à medida que as empresas enfrentam um fluxo cada vez maior de dados brutos e os desafios de obter insights de enormes volumes de informações.
Com o emprego de sistemas de inteligência de negócios, as empresas podem obter uma visão abrangente dos dados de sua organização e traduzi-los em percepções sobre seus processos de negócios, permitindo decisões de negócios estratégicas e aprimoradas.
Para se ter uma noção da importância do uso da tecnologia nos negócios, uma pesquisa da Tableau apontou que uma empresa que investe em uma solução BI pode ter até 127% de ROI em apenas 3 anos.
Quer saber mais sobre os sistemas de BI, e como eles podem impactar seu negócio? Confira o artigo abaixo!
O que é Business Intelligence?
BI (Business Intelligence) é um conjunto de processos, arquiteturas e tecnologias que convertem dados brutos em informações significativas que impulsionam ações de negócios lucrativas.
É um conjunto de software e serviços para transformar dados em inteligência e conhecimento acionáveis.
Os Sistemas BI têm um impacto direto nas decisões de negócios estratégicas, táticas e operacionais das empresas. O BI também apoia a tomada de decisão baseada em fatos usando dados históricos ao invés de suposições e intuição.
As ferramentas de BI realizam análises de dados e criam relatórios, resumos, painéis, mapas, gráficos e tabelas para fornecer aos usuários inteligência detalhada sobre a natureza do negócio.
O que são Sistemas de Business Intelligence?
Um sistema de BI permite que as empresas utilizem a arquitetura de dados existente e criem aplicativos de business intelligence personalizados que disponibilizam as informações para que os analistas consultem e visualizem.
As plataformas de inteligência de negócios modernas suportam análises de autoatendimento, tornando mais fácil para os usuários finais criarem seus próprios painéis e relatórios.
Interfaces de usuário simples combinadas com software back-end de business intelligence flexível permitem que os usuários se conectem a uma variedade de fontes de dados. Aí se incluem bancos de dados NoSQL, sistemas Hadoop, plataformas em nuvem e data warehouses convencionais, para desenvolver uma visão coesa de seus diversos dados.
À medida que a inteligência artificial e o aprendizado de máquina continuam a crescer e as empresas se esforçam para ser mais orientadas a dados e colaborativas, a inteligência de negócios também continua a evoluir, permitindo que os usuários integrem insights de IA e aproveitem o poder das visualizações de dados.
Leia também::: Como avaliar a saúde financeira de uma empresa?
Quais as técnicas dos sistemas de BI?
As tecnologias de business intelligence usam estatísticas avançadas e análises preditivas para ajudar as empresas a tirar conclusões da análise de dados, descobrir padrões e prever eventos futuros em operações de negócios.
Os relatórios de sistemas de BI não são uma prática linear, mas sim um ciclo contínuo e multifacetado de acesso a dados, exploração e compartilhamento de informações.
As funções comuns de sistemas de BI incluem:
Mineração de dados
Classificação em grandes conjuntos de dados usando bancos de dados, estatísticas e aprendizado de máquina para identificar tendências e estabelecer relacionamentos.
Consulta
Uma solicitação de dados ou informações específicas de um banco de dados.
Preparação de dados
O processo de combinação e estruturação de dados a fim de prepará-los para análise.
Relatórios
Compartilhar análises de dados operacionais e financeiros com os tomadores de decisão para que eles possam tirar conclusões e tomar decisões.
Benchmarking
Comparar os processos de negócios atuais e as métricas de desempenho com dados históricos para acompanhar o desempenho em relação aos melhores da indústria.
Análise descritiva
A interpretação de dados históricos para fazer comparações e compreender melhor as mudanças que ocorreram em uma empresa.
Análise estatística
Coleta de resultados de análises descritivas e aplicação de estatísticas para identificar tendências.
Visualização de dados
Fornece representações visuais, como tabelas e gráficos para fácil análise de dados.
Como o Business Intelligence é usado?
Todos os recursos e ferramentas que mencionamos permitem que as empresas façam uma grande variedade de coisas. A lista a seguir oferece uma boa visão geral de algumas coisas que as empresas podem fazer com suas ferramentas de BI:
- Analise o comportamento do cliente, padrões de compra e tendências de vendas.
- Meça, acompanhe e preveja o desempenho financeiro e de vendas.
- Orçamento e planejamento financeiro e previsão.
- Acompanhe o desempenho das campanhas de marketing.
- Otimize processos e desempenho operacional.
- Melhore a eficácia da entrega e da cadeia de abastecimento.
- Implementar análises de negócios na web e em e-commerce.
- Avalie a gestão do relacionamento com o cliente.
- Realizar análises de risco e direcionadores de valor estratégico.
Evidentemente, a forma como o Business Intelligence é usado depende muito do tipo de empresa ou setor que estamos olhando.
Exemplo de uso dos sistemas BI
Como exemplo para entender a aplicabilidade da BI, vamos imaginar que você tenha uma loja de roupas com lojas físicas e virtuais. Sua empresa oferece um cartão de associado, que o usuário deve utilizar sempre que fizer compras em suas lojas e / ou plataforma de e-commerce. Cada vez que um cliente usa seu cartão, seu sistema coleta dados sobre aquele cliente específico e sua transação.
Existem milhares de transações ocorrendo em suas lojas e a quantidade de dados de negócios coletados em seu sistema é enorme. Nesse ponto, você decide que é hora de trazer uma solução de Business Intelligence (BI) para o seu negócio.
Graças ao Business Intelligence (BI), você pode executar relatórios analíticos sobre todos os dados que coletou de seus clientes. Como resultado disso, você é capaz de compreender várias coisas, incluindo o seguinte:
- O nível de fidelidade de seus clientes.
- Os produtos mais populares em suas lojas.
- Com que frequência os clientes compram produtos de você.
- A sua preferência em termos de compras físicas vs. online.
Com esse tipo de informação em mãos, você pode entender ou até mesmo prever as necessidades, preferências e hábitos do seu cliente. Você também pode antecipar novas oportunidades, fornecer melhor atendimento ao cliente e otimizar suas campanhas de marketing.
Em outras palavras, sua solução de Business Intelligence fornece informações valiosas sobre as transações e comportamentos históricos de seu cliente, algo que você pode usar para melhorar seus serviços, aumentar suas vendas e diferenciar sua marca.
Leia também::: Como começar a inovação na gestão empresarial?
Use a tecnologia a seu favor
Como você pode ver, os sistemas de BI são um ingrediente poderoso do mundo corporativo de hoje e além. Se sua empresa gerencia muitos dados, mas você não está lucrando com eles, pode ser o momento certo para implementar uma estratégia de Business Intelligence em sua organização.
Portanto, não perca mais tempo e aplique os sistemas de BI também em seu negócio. E se gostou do artigo, confira também este sobre Software e tecnologias para gestão de ativos que preparamos em nosso blog!
Deixe um comentário