Software e tecnologias para gestão de ativos

Software e tecnologias para gestão de ativos

5 minutos
Avaliação de Ativos

Na última década, muita coisa mudou no mundo da gestão de ativos — e um dos principais catalisadores dessa mudança é a tecnologia. Isso fez com que os sistemas de gestão de ativos se tornarem peça-chave nas empresas.

A gestão de ativos dá muitas vantagens aos negócios, melhorando sua produtividade, reduzindo custos e garantindo uma ampliação dos lucros. Afinal de contas, todos os ativos da empresa passam a ser monitorados em tempo integral.

Para saber mais sobre o sistema de gestão de ativos e quais tecnologias têm contribuído nesse segmento, confira o artigo que preparamos abaixo!

1.  Big data

A entrega eficaz de serviços de gestão de ativos, como gestão de fundos mútuos, gestão de ações ou gestão de ativos fixos, requer acesso à análise de grandes volumes de dados. 

Portanto, só faz sentido para as empresas incorporar análises de big data em seus processos de tomada de decisão. As ferramentas de big data podem analisar grandes blocos de dados de mercado e avaliar riscos e oportunidades associados a diferentes ativos. 

A análise de ativos com base em grandes quantidades de dados históricos ajuda os gestores a identificar ativos que se encaminham para o pico de lucratividade, bem como aqueles que mergulham em direção à insolvência. 

O conhecimento prévio da trajetória do mercado minimiza o risco e maximiza a capacidade de identificar oportunidades de lucro. Softwares e sistemas de gestão de ativos impulsionados por análises de big data para avaliar os riscos financeiros já estão ganhando popularidade entre as empresas.

Leia também::: Glossário da Avaliação Patrimonial e Ativos: um guia completo

2.  Inteligência artificial

Seguindo a adoção de big data em todo o setor para obter insights de mercado e monitorar o desempenho dos ativos, a próxima onda de interrupção no setor de gerenciamento de ativos está sendo provocada pela inteligência artificial (IA). 

A IA, alimentada por big data, pode não apenas fornecer percepções descritivas do mercado, mas também recomendar ações prescritivas para o futuro para maximizar o retorno sobre o investimento. 

Também pode avaliar as opções de investimento medindo a pontuação ambiental, social e de governança das empresas, o que atua como um indicador de sua sustentabilidade a longo prazo. 

Outro aplicativo que pressagia o uso de IA no gerenciamento de ativos é o robo-advisor, um aplicativo de IA que fornece aos clientes conselhos de investimento sem requerer intervenção humana. 

Embora os aplicativos de IA existentes não possam ser totalmente confiáveis ​​com problemas de investimento de alta complexidade, como aqueles envolvidos em fusões e aquisições, eles podem ajudar os indivíduos a preservar e aumentar sua riqueza.

3. Blockchain

Qualquer discussão sobre tecnologia em finanças ficará incompleta sem a menção do blockchain. A capacidade do Blockchain de armazenar dados de maneira universalmente sincronizada e descentralizada pode permitir às empresas de gerenciamento de ativos, especialmente ao garantir a conformidade regulatória. 

Blockchain está se tornando sinônimo de privacidade e envolve a manutenção de registros privados e seguros, como informações de clientes. Pode também armazenar informações do cliente de maneira anônima e imutável para atender aos padrões regulatórios da LGPD. 

Também pode ser usado para acelerar as transações envolvidas durante a negociação ou liquidação de ativos, como ações e commodities. O Blockchain elimina a necessidade de intermediários e reduz o tempo de transação, sem comprometer a segurança.

Leia também::: Gestão de patrimônio: o que é e como fazer na prática

Tenha parceria no sistema de gestão de ativos

Embora essas tendências tecnológicas na gestão de ativos possam sugerir a marginalização do envolvimento humano no processo, a verdade é que os humanos continuarão sendo uma parte essencial. 

Tecnologias como a IA, alimentadas por big data e protegidas por blockchain, sem dúvida serão mais eficazes na tomada de decisões de gerenciamento de ativos e na sua execução. 

No entanto, funções como conceber uma estratégia de longo prazo, tomar decisões complexas e ter uma gestão de ativos eficaz seguirá tendo como protagonista a força humana.

Esperamos que tenham gostado do artigo sobre tecnologia e sistemas para gestão de ativos. A RRK Soluções Patrimoniais conta com tecnologia e processos para auxiliar os clientes na gestão e controle dos ativos patrimoniais.

E caso queira auxílio no sistema de gestão de ativos, baixe nossa planilha completa e tenha mais eficiência e controle patrimonial da sua empresa. Para acessá-la gratuitamente, é só CLICAR AQUI!

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos começar uma história de sucesso?

Detalhe