7 benefícios do RFID para o controle do ativo imobilizado
7 benefícios do RFID para o controle do ativo imobilizado
RFID é uma tecnologia altamente versátil com aplicações em todos os negócios, incluindo o controle do ativo imobilizado.
Ela ainda pode ser aplicada no controle de processos de fabricação, manutenção e inspeção de equipamentos, e rastreamento de mercadorias até a distribuição.
Os sistemas RFID oferecem benefícios para empresas de todos os tamanhos, permitindo-lhes melhorar rapidamente a eficiência e reduzir custos, automatizando processos e melhorando a utilização de ativos imobilizados e qualidade.
No artigo abaixo, apresentamos os principais benefícios do uso da RFID no controle do ativo imobilizado. Confira!
O que é o RFID?
Mas antes de falarmos sobre os benefícios, vamos explicar o que é de fato o RFID. A tecnologia de RFID (radio frequency identification – identificação por radiofreqüência) nada mais é do que um termo genérico para as tecnologias que utilizam a frequência de rádio para captura de dados.
Por isso existem diversos métodos de identificação, mas o mais comum é armazenar um número de série que identifique uma pessoa ou um objeto, ou outra informação, em um microchip.
Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas, tags, RF tags ou transponders, que emitem sinais de radiofrequência para leitores que captam estas informações.
Ela existe desde a década de 1940 e veio para complementar a tecnologia de código de barras, bastante difundida no mundo.
Quais os benefícios no controle do ativo imobilizado?
O uso da tecnologia RFID nas empresas é benéfica de diversas formas, e auxilia de forma decisiva no controle do ativo imobilizado. Entre os principais benefícios, estão:
1. Rastreamento de ativos e gerenciamento de estoque
Manter o controle de ativos imobilizados e materiais é um desafio para a maioria das empresas.
Os sistemas RFID oferecem uma maneira rápida e confiável de rastreá-los sem precisar contar cada item individual.
Com os aplicativos RFID, você pode ver imediatamente quantos itens você tem de qualquer tipo e sua localização ou em que estágio eles estão no processo.
Você pode acompanhar os itens desde o momento em que são recebidos nas lojas, emitidos para fabricação e usados em um item acabado.
Isso facilita o gerenciamento de estoque, a realização de verificações e auditorias de estoque. O RFID também pode ajudar a encontrar itens que estão no local, mas foram perdidos.
2. Economiza tempo e dinheiro com a automação
Os aplicativos RFID podem rastrear automaticamente o movimento ou mercadorias e carregar as informações para o ERP ou sistema de gestão financeira.
Portanto, eles podem eliminar a necessidade de preenchimento manual de formulários e substituir planilhas desatualizadas.
O uso de leitores fixos em pontos-chave pode economizar ainda mais tempo – e em uma linha de produção, por exemplo, pode eliminar totalmente a necessidade de intervenção manual.
Leia também::: Inventário patrimonial como fazer na prática
3. Melhora a precisão e a disponibilidade dos dados
Como os dados estão sendo coletados e carregados eletronicamente, o RFID também evita erros de transcrição, duplicação de dados e “itens perdidos” quando usado para coletar dados de um grande número de itens simultaneamente.
O uso de sistemas baseados em nuvem permite que todos na empresa vejam dados atualizados sobre o paradeiro ou status dos itens. Os dados também podem ser compartilhados com os clientes.
4. Melhora a saúde e a segurança
Os sistemas RFID permitem que as empresas verifiquem quando os equipamentos e veículos foram inspecionados ou quando a inspeção é devida e restringem seu uso se determinadas condições não forem atendidas.
5. Melhor controle da produção
Como o RFID pode identificar itens ou componentes individuais, é ideal para processos de fabricação complexos ou personalizados. Isso ajuda a reduzir o desperdício e melhorar a eficiência.
Por exemplo, para garantir que moldes específicos sejam preenchidos com o volume correto de líquidos e queimados pelo período de tempo correto, ou componentes específicos da linha de produção certa.
6. Melhor qualidade e rastreabilidade
Os sistemas RFID também podem ajudar a garantir que os itens passem por todas as verificações e processos corretos.
Por exemplo, uma caldeira foi montada corretamente e inspecionada e aprovada antes de ser entregue ao cliente, melhorando assim a qualidade e reduzindo o número de mercadorias devolvidas.
7. Aumento de receitas
Ao melhorar o controle do ativo imobilizado, as organizações que usam RFID podem fornecer um serviço que cria diferenciação competitiva e promove maior satisfação do cliente com as oportunidades de vendas mais altas e melhores margens.
Leia também::: Software e tecnologias para gestão de ativos
Mantenha o controle do ativo imobilizado
O controle do ativo imobilizado é essencial para qualquer empresa que deseja se manter bem financeiramente. Erros podem representar sérios prejuízos que, em última análise, podem causar até mesmo a falência do negócio.
É por isso que contar com a tecnologia como aliada pode ser um grande diferencial competitivo para sua empresa. E com a tecnologia RFID, o controle do ativo imobilizado se torna mais prático e preciso.
Esperamos que tenha gostado do artigo sobre os benefícios do RFID para o controle do ativo imobilizado e, para saber mais sobre o tema, confira também nosso artigo “Revisão da vida útil na gestão do ativo imobilizado: saiba tudo a respeito”.
Deixe um comentário