Inventário patrimonial como fazer na prática
Inventário patrimonial como fazer na prática
Para o gerenciamento operacional de qualquer empresa, bem como para sua contabilidade, o inventário patrimonial é um item fundamental. Mas mesmo diante de sua importância, muitos empresários não sabem como fazê-lo.
É por meio do inventário patrimonial que se obtém o balanço real do negócio. Além disso, caso ocorra a dissolução societária, é possível conhecer a liquidez da instituição por meio desse inventário.
Ou seja, esse balanço é relativo aos bens de uma empresa, mas também pode indicar quais os bens de uma pessoa física.
No artigo abaixo explicamos um pouco mais sobre o que é o balanço patrimonial, e como ele pode ser feito na prática. Vamos conferir?
O que é o inventário patrimonial?
O inventário patrimonial é um processo que visa registrar de maneira detalhada todos os bens de uma empresa. É um dos pontos mais importantes dentro da gestão do ativo imobilizado e que requer muita atenção.
Nele devem ser listados corretamente e detalhadamente todos os ativos físicos da empresa, permitindo o controle dos equipamentos, máquinas, veículos, mobiliário, entre outros. Além disso, é por meio do inventário patrimonial que é acompanhado o estado de conservação de cada bem.
Dentro do inventário patrimonial, é ainda importante que exista um controle rígido sobre o uso. Por exemplo, se a equipe de vendas precisa do projetor para uma apresentação, é necessário registrar a data em que o equipamento foi pego, e em que condições foi devolvido.
Leia também::: Como começar a inovação na gestão empresarial?
Como ele é feito?
O inventário patrimonial auxilia no controle do ativo imobilizado da empresa, tais como máquinas, equipamentos, veículos, entre outros.
Para isso, é feita uma ampla lista com todos os ativos pertencentes à empresa, que serão identificados, detalhados, fotografados e emplaquetados. Nessa listagem deverão constar:
- categoria do item
- data da compra
- valor pago
- vida útil em anos
- depreciação
- valor atual
- estado de conservação
- responsável
- área do responsável
- local de armazenamento
- modelo
- número de série
Tais dados são de fundamental importância para saber exatamente quais os bens que a empresa possui, seu valor, estado de conservação e vida útil.
Informações como responsável, local de armazenamento, entre outros, auxilia no processo de auditoria para identificação e confirmação de cada item.
Concluído o cadastramento de todos os bens, será feita a conciliação contábil, quando é verificada a existência física dos bens contabilizados, e se estão de fato operacionalmente ativos.
Levantamento periódico
O inventário patrimonial deve ser feito periodicamente, com o objetivo de avaliar os bens e, se necessário, serem descartados, alienados, ou então para incluir novos adquiridos.
Esse processo requer dedicação e é bastante trabalhoso, mas garantirá uma gestão empresarial de sucesso.
Além disso, permite ter maior controle sobre os bens, acompanhar as manutenções preventivas e evitar desgastes precoces de máquinas e equipamentos.
Leia também::: Como funciona o controle de bens patrimoniais da empresa?
Tenha um profissional ao seu lado
Diante da complexidade do processo de inventário patrimonial, somado ao fato de que nem sempre as empresas dispõem de profissional habilitado ou com conhecimento para esse tipo de trabalho, a terceirização do trabalho é bastante recomendada.
Nesse aspecto, a RRK Soluções Patrimoniais é especialista em inventário, com anos de experiência na área de inúmeros clientes atendidos ao longo do período.
Além disso, a RRK faz investimentos constantes em tecnologias voltadas a Controle e Avaliação Patrimonial, com o propósito de desenvolver ferramentas inovadoras para a execução de projetos nesta área.
Portanto, conte com a RRK para o inventário patrimonial da sua empresa. E para saber mais sobre o tema, confira também o artigo sobre Por que fazer o inventário patrimonial da sua empresa?
Deixe um comentário