Faça o levantamento patrimonial, antes da auditoria e fechamento de balanço
Faça o levantamento patrimonial, antes da auditoria e fechamento de balanço
Quando se trata de manter ativos, a segurança e a conformidade estão entre as principais preocupações dos gestores. Nesse sentido, manter um levantamento patrimonial atualizado é imprescindível antes de auditorias e fechamentos de balanço.
Armazenar detalhes de cada ativo com precisão é essencial. Portanto, um levantamento patrimonial atualizado e o devido registro podem ajudar muito nesse sentido. Se o registro de ativos de uma empresa estiver incompleto, é impossível garantir que o trabalho de manutenção esteja sendo executado de forma adequada
E isso também levanta a questão de saber se as obrigações de segurança e tempo de operação estão sendo cumpridas. No artigo a seguir, detalhamos mais sobre esse assunto e, porque você deve fazer um levantamento patrimonial. Vamos lá!
O que é levantamento patrimonial?
O objetivo do levantamento patrimonial é permitir que todas as informações sobre os ativos da empresa estejam disponíveis e atualizados. Isso permite ao gestor acompanhar o estado de cada bem, seu valor, condições operacionais, entre outras.
Dessa forma, o levantamento patrimonial tem grande importância para qualquer empresa e mantê-lo atualizado permite maior assertividade na tomada de decisões. Afinal de contas, o gestor saberá o momento certo de atualizar determinado equipamento, quando fazer manutenções preventivas, e acompanhar a desvalorização do item.
Além disso, o levantamento também tem especial importância para o balanço patrimonial de grandes empresas. Por isso, ao fazer o levantamento patrimonial é importante incluir qualquer bem que possa perder valor com o tempo.
Os itens que devem constar no levantamento patrimonial são:
- Máquinas
- Imóveis
- Equipamentos
- Computadores
- Veículos
- Outros
Os bens que fazem parte do levantamento recebem uma etiqueta de identificação. Nos dias atuais, a melhor indicação é que elas tenham um código de barras ou possuam a tecnologia RFID, o que permite maior organização e rastreamento de cada item.
Leia também: Por que fazer o inventário patrimonial da sua empresa?
Importância para a auditoria
Como mencionamos acima, o levantamento patrimonial é de fundamental importância para qualquer empresa, ao permitir que seja possível acompanhar o estado e eventual desvalorização dos bens.
Dessa forma, o balanço patrimonial da empresa passa a ser mais assertivo e também desempenha um papel importante em auditorias, já que permite um levantamento mais rápido do estado da empresa, valor de mercado e bens disponíveis.
Porém, é importante que o levantamento patrimonial seja feito por uma equipe especializada, que tenha conhecimento na área e compreenda sobre a análise de cada bem, seja ele um imóvel, uma máquina ou um equipamento.
Conte com a RRK
Para maior assertividade no levantamento patrimonial da sua empresa, conte com os serviços da RRK Soluções Patrimoniais.
Temos uma equipe especializada no controle e levantamento patrimonial, que farão análises contábeis, inventário, emplaquetamento, cotejamento físico x contábil, ajuste de sobras, determinação das novas taxas de depreciação, e tudo será entregue em um completo relatório final.
A RRK faz investimentos constantes em tecnologias voltadas ao controle e avaliação patrimonial, com o propósito de desenvolver ferramentas inovadoras para a execução de projetos nesta área.
Por isso, entre em contato agora mesmo com a RRK para o levantamento patrimonial da sua empresa. Dessa forma, você terá uma auditoria mais completa e melhor fechamento de balanço patrimonial em sua empresa.
Deixe um comentário