Laudo de avaliação patrimonial de imóveis: tudo que você precisa saber
Laudo de avaliação patrimonial de imóveis: tudo que você precisa saber
O laudo de avaliação patrimonial de imóveis é uma das etapas mais importantes para saber o valor exato de um imóvel. Para se chegar ao montante, um estudo deve ser feito, seguindo regras de órgãos regulamentadores.
Se você é um comprador, proprietário ou vendedor, convém entender como funciona o processo de avaliação e como um avaliador determina o valor de um imóvel.
Um avaliador qualificado cria um relatório com base em uma inspeção visual, usando vendas recentes de propriedades semelhantes, tendências de mercado atuais e aspectos do imóvel (por exemplo, amenidades, planta baixa, metragem quadrada) para determinar o valor de avaliação da propriedade.
No artigo abaixo, falamos mais sobre como funciona o laudo de avaliação patrimonial de imóveis. Confira!
O que é uma avaliação patrimonial de imóveis?
Uma avaliação é uma opinião profissional imparcial do valor de um imóvel. As avaliações são quase sempre usadas em transações de compra e venda e comumente usadas em transações de financiamento.
Em uma transação de compra e venda, uma avaliação é usada para determinar se o preço do contrato do imóvel é apropriado para as condições, localização e características.
Em uma transação de financiamento, uma avaliação garante ao credor que não está entregando ao mutuário mais dinheiro do que o valor do imóvel.
Além disso, tal trabalho consiste em determinar o valor do bem com base em normas estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
Leia também::: Gestão de patrimônio: o que é e como fazer na prática
Quais normas devem ser seguidas?
A avaliação patrimonial de imóveis segue padrões e parâmetros pré-estabelecidos que têm como base a NBR 14.653.
Desta forma, sua aplicação é obrigatória para a emissão de um laudo, que deve seguir os seguintes métodos para sua realização:
- método comparativo
- método evolutivo
- método involutivo
- método de custo
- método de capitalização da renda
- critério residual
- conjunção de métodos
O que é considerado na avaliação patrimonial
Durante a emissão do laudo de avaliação patrimonial, diversos aspectos precisam ser considerados para determinar o valor do imóvel. É importante ainda que o avaliador seja credenciado e não tenha qualquer interesse no imóvel.
Além de aspectos físicos do imóvel, é necessário ainda conferir toda a documentação, certidões de ônus reais, verificar a possibilidade de incoerências relacionadas ao bem, questões jurídicas e suas circunstâncias para informar no laudo.
E por fim, consultar especificidades nas legislações municipais, estaduais e federais, bem como demais regulamentos aplicáveis.
O laudo ainda deverá contar com uma vistoria completa do imóvel, com fotos, descrições e diagnósticos, explicando as razões que levaram o avaliador a determinar o preço.
Qual a finalidade do laudo de avaliação patrimonial?
Além dos tradicionais casos de compra e venda, o laudo de avaliação patrimonial tem outras funções.
Uma delas diz respeito à gestão patrimonial. Afinal de contas, é necessário o laudo para atender exigências fiscais em casos de fusão, dissolução de sociedade ou liquidação de empresa, para conhecer o ativo permanente imobilizado.
Pode ser utilizado ainda para alienação fiduciária, penhora ou garantia, como forma de garantir que o valor do imóvel corresponde com o acordo firmado.
Leia também::: Revisão da vida útil na gestão do ativo imobilizado: saiba tudo a respeito
Conte com uma empresa capacitada
Como fica claro, o laudo de avaliação patrimonial tem diversos fins, e para que tenha validade legal, precisa seguir critérios técnicos da ABNT.
Por isso, deve ser realizado por um avaliador credenciado e que tenha o conhecimento técnico para emissão do laudo, sob pena dele não ter validade jurídica ou ser contestado futuramente.
Aqui na RRK Soluções Patrimoniais somos especialistas em avaliação patrimonial, seguindo sempre a legislação vigente.
Portanto, se você necessita de um laudo de avaliação patrimonial de imóveis, entre em contato com nossos consultores.
Deixe um comentário